A corporeidade do artista da cena por uma perspectiva das “Peles”

Autores

  • Romíria Penha Turcheti Vasconcelos Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ
  • Adilson Siqueira Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Palavras-chave:

Cinco Peles. Corporeidade. Sustentabilidade.

Resumo

O presente artigo aborda as investigações acerca da corporeidade do artista da cena à luz da teoria das Cinco Peles, do artista austríaco Hundertwasser. O objetivo é ampliar o estado de percepção do artista cênico para instaurar a presença do corpo em cena e, para isso, estabeleceram-se diálogos entre as “Peles” hundertwasserianas e elementos cênicos. O trabalho propicia a criação de um corpo sensível ao trabalhar as potências energéticas do artista na criação de ações físicas, focando a percepção tanto para sutis movimentos internos do corpo bem como na expressividade do corpo poético em ação. Nesse sentindo, a percepção parte do interior do corpo e se expande em interconexão com as “Peles” para que o artista “experiencie” a totalidade do corpo/natureza ao compreender a conexão corpo/espaço/tempo, além de evidenciar o posicionamento crítico do artista da cena como ser humano na Terra.

Biografia do Autor

Romíria Penha Turcheti Vasconcelos, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Atriz, arte-educadora e pesquisadora das artes da cena em diálogo com a sustentabilidade. Bacharel em Teatro pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Cursando Licenciatura em Teatro pela mesma universidade.

Adilson Siqueira, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Professor do curso de Teatro da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Líder do Grupo Transdisciplinar de Pesquisa em Artes, Culturas e Sustentabilidade da mesma universidade. Diretor, coreógrafo e pesquisador cênico.

Downloads

Publicado

2015-12-14

Edição

Seção

Sessões de Comunicações