Mapa e territorialidade Queer: a subjetividade da busca pela desnaturalização das bio-identidades

Autores

  • Weverton Andrade Silva Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ
  • Alberto Ferreira da Rocha Junior Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ
  • Cláudio Guilarduci Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Palavras-chave:

Teatro e diversidade sexual.Performance. Teoria Queer

Resumo

Esse trabalho é a apresentação do relato de caso da performance que aconteceu em Juiz de Fora (MG). O performer Weverton Andrade se predispôs a permanecer durante sua estada na cidade já mencionada com roupas e comportamento que questiona o binarismo de gênero (masculino x feminino) e sexual (heterossexual x homossexual). Essa pesquisa surgiu por meio do Projeto de extensão Araci: Teatro, Contemporaneidade e Extensão Universitária, do trabalho de conclusão de curso Perspectivas do Teatro na Educação: Práticas e Documentação da memória e autobiografia da comunidade LGBT face a um sistema pedagógico heteronormativo (do mesmo autor e orientador desse projeto)e da leitura de alguns teóricos como Judith Butler, EveKosfkySedgwick, Guacira Lopes Louro, Richard Miskolci e Michel Foucault, que são pesquisadores conhecidos quando se fala de Teoria Queer, além da relação teórica com autobiografia provinda da iniciação cientifica Escritas (auto)biográficas de artistas portugueses: Adelina Abranches. O trabalho constitui em questionar as identidades e buscar compreender frases como “ser lésbica”, “ser gay”, “ser queer”, entre outras. Refletindo sobre a existência de uma única palavra (gay, lésbica e outros) definir a

totalidade e complexidade das sexualidades. Foram registradospor meio de fotografias o processo, além das impressões do realizador da performance.

Biografia do Autor

Weverton Andrade Silva, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Autor da comunicação oral. Bacharel em Teatro. Atualmente graduando de licenciatura de Teatro. Universidade Federal de São João del-Rei.

Alberto Ferreira da Rocha Junior, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Doutor em Artes (Teatro) pela USP. Professor da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e do Programa de Pós-graduação em Letras da UFSJ, no âmbito do qual orienta projetos relativos a teatro, arquivos, cultura popular e diversidade sexual. Atualmente coordena o projeto de extensão e pesquisa “Araci: teatro, contemporaneidade e extensão universitária” com financiamento do PROEXT/MEC e da FAPEMIG. Foi contemplado com o auxílio “Pesquisador Mineiro” para o biênio 2014-2016.

Cláudio Guilarduci, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Doutor em Teatro pela UNIRIO. Professor do curso de graduação em Teatro e do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ).

Downloads

Publicado

2015-12-14

Edição

Seção

Sessões de Comunicações