Diálogos (im)possíveis: espaços e lugares da cena

Autores

  • Eloisa Brantes Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • Ines Linke Universidade Federal da Bahia – UFBA / Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Palavras-chave:

Lugares e contextos.Especificidade espacial.Performance.Água.

Resumo

Neste artigo, buscamos refletir como as práticas performáticas, nas instâncias de criação e (re)apresentação, usam, (re)inventam, articulam, transformam, deslocam, ignoram e/ou omitem elementos dos lugares em suas formas de interação em contextos específicos. Tal reflexão se fundamenta em duas atividades propostas pelas autoras durante a I Semana Acadêmica do Curso de Teatro da UFSJ: a performance coletiva Entre lugares - Memórias da água, experimento realizado com o grupo Urbanidades e a reflexão conceitual sobre espaços cênicos praticados no microsseminário Espaços e lugares da cena. Nas duas propostas,discutimos potencialidades, possibilidades e impossibilidades de apropriação dos lugares e seus contextos, em criações cênicas e/ou dramaturgias de ocupação de espaços alternativos. As interações da cena com as caraterísticas históricas, simbólicas, culturais, econômicas, políticas, geográficas, arquitetônicas, ecológicas, sociológicas, pré-existentes dos espaços, colocam em jogo os sentidos da performance. A atividade do lugar na configuração da cena, como campo relacional, instaura formas dialógicas de criação que deslocam a centralidade do performer como foco principal dos espectadores, e destacam um tipo de processo cênico que absorve aspectos do lugar dinamizando relações corpo-espaço que ultrapassam os limites do previsível. A partir dessa reflexão, a performance, entendida como acontecimento que instaura experiências inéditas no espaço, na subjetividade individual e/ou coletiva, será vista por meio de diálogos (im)possíveis da cena com lugares e contextos.

Biografia do Autor

Eloisa Brantes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Atriz, diretora e pesquisadora em artes da cena. Graduada em Artes Cênicas pela UNIRIO (1990) e maître em Artes do Espetáculo pela Université de Paris 8 (1998). Mestrado (2001) e Doutorado (2005) no PPGAC-UFBA/Université de Paris 8. Bolsista PDS/FAPERJ (2010-2011) e PDJ/CNPq (2011-2012) no PPGAC-UNIRIO. Professora Adjunta no Departamento de Linguagens Artísticas do Instituto de Artes/UERJ. Fundadora do Coletivo Líquida Ação (2006), no qual atua como performer e diretora, cruzando registros artísticos e culturais na criação/produção de espetáculos, performances e intervenções urbanas.

Ines Linke, Universidade Federal da Bahia – UFBA / Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Professora Adjunta na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. Coordenadora do grupo Urbanidades. Artista plástica, cenógrafa e pesquisadora. Fundadora e participante do grupo A.T.A. e do coletivo Thislandyourland. Professora Adjunta no Departamento de Letras, Artes e Cultura da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) de 2009 a 2015. Atua na interface entre arte contemporânea, intervenção urbana e cenografia. Graduada em Artes pela Universidade de Iowa (1993). Mestrado (2007) e Doutorado em Artes (2012) pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2015-12-14

Edição

Seção

Sessões de Comunicações