Aproximações entre o conceito freudiano de Supereu e o conceito de Imperativo Categórico de Kant

Autores

  • Claudete Justino Correa UNILAVRAS
  • Magali Milene Silva UNILAVRAS

Palavras-chave:

Supereu- Imperativo Categórico- Psicanálise

Resumo

Este artigo objetiva descrever a noção freudiana de Supereu, verificando aproximações possíveis com a noção kantiana de Imperativo Categórico. O Imperativo Categórico refere-se às leis morais determinadas como ação universal. A noção de Supereu é elaborada por Freud ao longo de sua obra, sendo concluída com a caracterização da segunda tópica. O Supereu, herdeiro do Complexo de Édipo, visa a instituir leis para o Eu, que se apresentam como mandato impossível, diante do que resta ao sujeito, na neurose, o sentimento de culpa. Assim, podemos aproximar o  com o Imperativo Categórico, pois este, por se apresentar como uma orientação universal para a ação, que só é válida porque universal, também se constitui com uma exigência moral impossível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudete Justino Correa, UNILAVRAS

Bacharelado em Psicologia... (9ºPeríodo

Projeto de Iniciação Cientifica-FAPEMIG-Tema: Aproximações entre o supereu Freudiano e o Imperativo Kategórico de Kant

Magali Milene Silva, UNILAVRAS

graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (2003) e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007), com ênfase em Psicanalise, doutorado em psicanálise pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Experiência em docência na área de Psicologia, em cursos de graduação (UFOP, UFLA, UNILAVRAS ) e pós-graduação (FINON, UNIFENAS). Professor Temporário UFLA (20111-2013). Vínculo atual: professor horista UNILAVRAS.

Publicado

29-05-2021

Como Citar

Correa, C. J., & Silva, M. M. (2021). Aproximações entre o conceito freudiano de Supereu e o conceito de Imperativo Categórico de Kant. Analytica: Revista De Psicanálise, 4(6). Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/1065