Freud e Arendt - a emancipação como princípio do laço social

Autores

  • Leandro Nogueira dos Reis

Palavras-chave:

psicanálise, política, laço social, emancipação.

Resumo

Este artigo tem por objetivo traçar algumas articulações entre psicanálise e política e, para realizar este intuito, primeiro recorre a Arendt verificandopor meio de que conceitos ela desenvolve sua teoria. Cumprida esta primeira etapa empreende-se uma incursãoem Freud para investigar as características do laço social, assim como os conceitos a ele relacionados. Só então se inicia a articulação entre as duas áreas, pois, visto que o laço social se caracteriza por sua generalidade, a política é pensada enquanto dispositivo específico e situado historicamente. Em seguida, tanto a psicanálise quanto a política são consideradas em seus aspectos emancipatórios, e se por questões ligadas a constituição do laço social a política encontra obstáculos a sua efetivação, busca-se evidenciar as contribuições da psicanálise na superação dos mesmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leandro Nogueira dos Reis

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Docente da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre - ES (FAFIA).

Downloads

Publicado

16-10-2015

Como Citar

Reis, L. N. dos. (2015). Freud e Arendt - a emancipação como princípio do laço social. Analytica: Revista De Psicanálise, 4(6), 112–137. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/1169

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.