Importância de Heidegger para o ensino de Lacan: possibilidades e limites da verdade como revelação

Autores

  • Mauricio José d’Escragnolle Cardoso Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Rosane Zétola Lustoza Universidade Federal do Paraná - UFPR

Palavras-chave:

Lacan, Heidegger, verdade, revelação.

Resumo

Este trabalho tematiza a importância da filosofia heideggeriana para o ensino de Lacan, investigando as possibilidades e limites dessa aproximação. Lacan encontra na crítica feita por Heidegger ao projeto da Ciência Moderna uma prova contra as leituras objetivistas da Psicanálise. Ele deriva do discurso heideggeriano um modo mais radical de pensar a verdade, que serviu de inspiração para a oposição fala vazia × fala plena em Psicanálise. Além disso, conclui-se que o modelo de leitura da Psicanálise orientado por Heidegger chegou a um esgotamento, pois compreendeu de forma limitada a dimensão econômica da obra de Freud.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauricio José d’Escragnolle Cardoso, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutor em Science du Language – Université Paris X – Nanterre. Professor Adjunto de Psicologia da UFPR (Universidade Federal do Paraná).

Rosane Zétola Lustoza, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Adjunta de Psicologia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Downloads

Publicado

18-09-2016

Como Citar

Cardoso, M. J. d’Escragnolle, & Lustoza, R. Z. (2016). Importância de Heidegger para o ensino de Lacan: possibilidades e limites da verdade como revelação. Analytica: Revista De Psicanálise, 5(8), 80–97. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/1570