Nãoexistentes: um pseudoproblema?

Autores

  • Márcio Francisco Rodrigues Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Palavras-chave:

nãoexistentes, intencionalidade, conceitos, Ryle, representação.

Resumo

Como podemos representar Papai Noel se Papai Noel não existe? Se representar algo envolve ter uma relação com o que é representado, então como estabelecer uma relação constitutiva com algo inexistente? Propomos aqui que o problema da inexistência intencional é um erro categorial, ou seja, um pseudoproblema. Mostramos que este erro surge quando incluímos os objetos "nãoexistentes" na categoria "imaterial", quando na verdade pertencem a categoria "objetos abstratos". Argumentamos que caso não pudéssemos suportar uma relação com os "nãoexistentes" se quer nós poderíamos pensá-los. Além disso, uma vez que alucinações podem ser sobre entidades "nãoexistentes", apenas se tais entidades fossem imateriais nós não poderíamos suportar uma relação constitutiva com elas. Entretanto, seres humanos alucinam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Francisco Rodrigues, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Graduado em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) - 2011, Mestre (2014). Atualmente é doutorando em Filosofia (bolsista Prosup/Capes) pela mesma instituição. Atuou como jornalista registro nº : 15689 em jornais impressos como diagramador, repórter e colunista. Participou dos projetos de pesquisa "Onde se aprende a alfabetizar? Um estudo sobre a formação de alfabetizadoras em Cursos de Pedagogia"(CNPq) e "A produção de um modelo de docência: um estudo sobre literatura de formação de professores" (CNPq), na modalidade Pesquisador IC PROBIC-FAPERGS, enquanto obtinha sua graduação em licenciatura em filosofia. Atualmente pesquisa filosofia da mente e filosofia política nos seguintes grupos de pesquisa: "Trolley: ética prática, filosofia da medicina e filosofia da mente"; e no grupo "Filosofia política, normatividade e dialética". 

Publicado

19-07-2021

Como Citar

Rodrigues, M. F. (2021). Nãoexistentes: um pseudoproblema?. Analytica: Revista De Psicanálise, 2(3). Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/1810