Apontamentos sobre o método na pesquisa psicanalítica

Autores

  • Daniel Menezes Coelho Universidade Federal de Sergipe
  • Marcus Vinicius Oliveira Santos Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Psicanálise, método, pesquisa.

Resumo

Este estudo tem como objetivo apresentar alguns apontamentos que entendemos ser de fundamental importância para nortear a realização de pesquisas com orientação psicanalítica. Cumpre ressaltar que o nosso maior interesse é formular uma defesa do método psicanalítico na produção de pesquisas, sobretudo aquelas de cunho eminentemente bibliográfico. Tomamos como ponto de partida a problematização da legitimidade de uma oposição entre uma psicanálise pura e outra aplicada - teoria e clínica -, mostrando que esse dualismo não pode ser sustentado pela psicanálise como se fossem compartimentos dissociados. Em seguida, buscamos caracterizar a especificidade do método psicanalítico pautado na escuta e na interpretação, dando ênfase à possibilidade de sua aplicação a outras situações que não a do consultório, desde que sejam mantidas as mesmas exigências provenientes da prática clínica. Doravante, procuramos destacar de que maneira a arbitrariedade na função do intérprete pode, ao mesmo tempo, constituir a limitação e a potência do método psicanalítico. Por fim, tentaremos apontar alguns direcionamentos para a pesquisa psicanalítica, sublinhando a relevância do trabalho das construções em análise e das especulações para o pesquisador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Menezes Coelho, Universidade Federal de Sergipe

Psicanalista, doutor em Teoria Psicanalítica Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor adjunto II do Departamento de Psicologia e do Núcleo de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal de Sergipe. (São Cristóvão, Sergipe, Br.)

Marcus Vinicius Oliveira Santos, Universidade Federal de Sergipe

Graduado em Psicologia pela Universidade Tiradentes. Mestrando em Psicologia Social pela Universidade Federal de Sergipe. (São Cristóvão, Sergipe, Br.)

Downloads

Publicado

08-10-2012

Como Citar

Coelho, D. M., & Santos, M. V. O. (2012). Apontamentos sobre o método na pesquisa psicanalítica. Analytica: Revista De Psicanálise, 1(1), 90–105. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/235