Passagem ao ato e acting out: função e sentido da distinção

Autores

Palavras-chave:

Agieren, Acting Out, Kakon, Passagem ao Ato

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar alguns elementos a respeito dos atos na psicanálise, atos falhos, acting out, passagem ao ato, e discutir a possível confusão envolvendo os conceitos de acting out e passagem ao ato, confusão induzida em parte pela amplitude do conceito freudiano de agieren. Lacan avança em relação a delimitação do conceito agieren traduzido como acting out e a diferenciação do conceito de passagem ao ato. Sendo o acting out referenciado a mostração, uma demanda do sujeito ao Outro e a passagem ao ato uma busca da separação do sujeito, o rompimento com o Outro.  Essa delimitação lacaniana permite verificar o caráter transformador que o ato possui, presente no acting out, na passagem ao ato e também no ato falho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Roberto Ruthes, Universidade Federal do Paraná

Mestrando em Psicologia Clínica (UFPR), Bolsista CAPS.

Rosane Zétola Lustoza, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Teoria Psicanalítica pela UFRJ. Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da UFPR (Universidade Federal do Paraná)

Publicado

29-05-2021

Como Citar

Ruthes, F. R., & Lustoza, R. Z. (2021). Passagem ao ato e acting out: função e sentido da distinção. Analytica: Revista De Psicanálise, 7(12). Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/2628