Discussão sobre a inexorabilidade da compulsão à repetição

Autores

  • Ana Flávia Cicero Conde Universidade Estadual de Maringá
  • Paulo José da Costa Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Compulsão à repetição, pulsão, ego, trauma psíquico, clínica psicanalítica.

Resumo

Este artigo objetiva discutir as possíveis explicações para a inexorabilidade da compulsão à repetição por meio da análise de quatro fatores: a fragilidade do ego, a fixação no recalcamento, o nível de excessividade do estímulo causador do trauma psíquico e a relação com as pulsões. Concluiu-se que ambos os fatores podem influenciar a inexorabilidade de tal compulsão. Além disso, foi realizado uma reflexão acerca da clínica psicanalítica poder ser compreendida como uma via para lidar com este mecanismo psíquico e com o que dele decorre.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Flávia Cicero Conde, Universidade Estadual de Maringá

Psicóloga. Mestranda em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá. Atua na área de psicanálise e mitologia grega. Bolsista Capes.

Paulo José da Costa, Universidade Estadual de Maringá

Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá. Doutor em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Atua na área de psicanálise, saúde mental, desenvolvimento humano e mitologia grega.

Downloads

Publicado

31-08-2020

Como Citar

Conde, A. F. C., & Costa, P. J. da. (2020). Discussão sobre a inexorabilidade da compulsão à repetição. Analytica: Revista De Psicanálise, 9(16), 1–14. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/2814