Fundamentos da associação-livre: uma valorização da técnica da psicanálise

Autores

  • Vitor Orquiza Carvalho Unicamp
  • Helio Honda UEM

Palavras-chave:

Associação-livre, Técnica, Psicanálise

Resumo

Este artigo procura investigar e valorizar a técnica de associação livre da psicanálise freudiana. Para tanto, procuramos trazer a rede conceitual em que a associação livre se encontra, na tentativa de demonstrar que os seus fundamentos são precisos e constituintes da metapsicologia. Além disso, discutimos os dois pilares da técnica da psicanálise apontados por Freud no final da sessão A do capítulo VII da obra La interpretación de los sueños (1900) e indicamos a sua relação com o conceito de sobredeterminação. Por último, apresentamos duas características desta técnica que consideramos como suas peculiaridades em relação aos demais tratamentos psicoterápicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitor Orquiza Carvalho, Unicamp

Graduado em psicologia e especialista em filosofia pela UEM. Mestrando em filosofia na Unicamp. Bolsista FAPESP.

Helio Honda, UEM

Graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1988), graduação em Formação de Psicólogos pela Universidade Estadual de Maringá (2003), mestrado em Filosofia e Metodologia das Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (1996) e doutorado em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professor adjunto do departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá.


Publicado

29-05-2021

Como Citar

Carvalho, V. O., & Honda, H. (2021). Fundamentos da associação-livre: uma valorização da técnica da psicanálise. Analytica: Revista De Psicanálise, 6(10). Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/345