Difusão, ensino e transmissão da psicanálise sob a ótica da teoria lacaniana dos discursos

Autores

  • Júlio Eduardo de Castro Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Palavras-chave:

Psicanálise em intensão, teoria dos discursos, ética da psicanálise.

Resumo

A partir do campo psicanalítico, são aqui abordadas as diferenças elementares entre difusão, ensino e transmissão da psicanálise. Para tal, foi utilizada a teoria lacaniana dos discursos como instrumento de análise diferencial e, mais especificamente, a dimensão da experiência intensiva como elemento indispensável que orienta o psicanalista nos tratamentos por ele conduzidos, em direção à ética do desejo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlio Eduardo de Castro, Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ

Psicanalista e professor/pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de São João del-Rei (NUPEP/UFSJ); mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); doutor em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); pós-doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG). (Tiradentes, Minas Gerais, Br.)

Downloads

Publicado

05-06-2013

Como Citar

de Castro, J. E. (2013). Difusão, ensino e transmissão da psicanálise sob a ótica da teoria lacaniana dos discursos. Analytica: Revista De Psicanálise, 2(2), 142–161. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/377