Conversas com a névoa do esquecimento

Autores

  • Leonardo Pinto de Almeida Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Palavras-chave:

Literatura. Leitura. Esquecimento. O comum.

Resumo

Este texto dialoga com o livro El increible asalto en la estación del cielo, de Eduardo Huarag, para fazer uma intervenção de leitura que parte da figura paradoxal da névoa do esquecimento. Capturar o esquecimento torna o simulacro da memória, que não é mais memória, sintoma de uma sociedade. Reconstruindo uma história que perpassa Kazán, movida pela esperança e pela amizade, este texto pretende ler com Kazán, por meio da compreensão da relação entre a Literatura e o comum, os sintomas evidenciados pela escritura que nos fazem ver algo que não se dá a ver no achatamento da vida cotidiana: as vicissitudes de nossa história. Este artigo, a partir das névoas do esquecimento, lê com os fragmentos temporais, encontrados ao longo do livro, a dinâmica do capitalismo contemporâneo com o desemprego, a desolação diante daquele inimigo do comum que esmaga os(as) trabalhadores(as) com as diretrizes da produção e as próprias vicissitudes da esquerda latino-americana. As névoas do esquecimento, outro nome do acontecimento, se destacam ao pensar o impossível e assaltar o céu com as personagens para recuperar aquilo que ainda não temos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Pinto de Almeida, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Downloads

Publicado

09-12-2020

Como Citar

Almeida, L. P. de. (2020). Conversas com a névoa do esquecimento. Analytica: Revista De Psicanálise, 9(17), 1–12. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/4224