Trabalho, sofrimento e as narrativas de alguns psicanalistas

Autores

  • Francisco Ronald Capoulade Nogueira Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Márcia Hespanhol Bernardo Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas

Palavras-chave:

Trabalho, Psicologia social, Sofrimento, Psicanalistas, Narrativas, Individual/Coletivo.

Resumo

O presente artigo é derivado de uma pesquisa que teve o objetivo de apresentar como psicanalistas de orientação lacaniana escutam e lidam com pacientes que têm algum tipo de queixa relacionada ao mundo do trabalho. Partindo de um olhar da Psicologia Social do Trabalho, a pesquisa teve como pressuposto que o contexto social capitalista e as formas de organização do trabalho podem ter consequências para a saúde mental dos trabalhadores. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco psicanalistas, com foco na narração de experiências no tratamento com pacientes acometidos por algum tipo de sofrimento “mental” relacionado ao trabalho. Observou-se que os entrevistados privilegiaram, nos tratamentos que empreenderam, mais os aspectos das dinâmicas da história familiar do que as dinâmicas do mundo do trabalho, reavivando um antigo debate entre o individual e o coletivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Ronald Capoulade Nogueira, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Psicanalista e Filósofo. Doutorando em Psicologia Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Psicanálise (Paris 7 - Fr). Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas.

Márcia Hespanhol Bernardo, Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas

Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia. Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas.

Downloads

Publicado

09-12-2013

Como Citar

Nogueira, F. R. C., & Bernardo, M. H. (2013). Trabalho, sofrimento e as narrativas de alguns psicanalistas. Analytica: Revista De Psicanálise, 2(3), 101–122. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/465