Os impactos da grupalização na vida cotidiana

Autores

  • Maria Auxiliadora Alves Cordaro Bichara Sociedade Brasileira de Psicanálise; Universidade de São Paulo - USP

Palavras-chave:

Grupo, psicanálise, cultura e mal-estar.

Resumo

A cibercultura organiza inusitados modelos de grupalidade e de laços sociais. Constrói grupos eletrônicos, sem territorialidade, em um tempo cíclico e sem linearidade no imaginário. Essas grupalidades se transformam em uma comunidade de interesses comuns, a princípio num espaço sem corpo e sem carne, onde criam e jogam e, agora, em carne e osso, se espacializam, se corporificam na urbe. Alguns desses grupos reivindicam e protestam, utilizando a palavra, e, outros, a violência do ato sem mediação. Velozmente se adensam mais e mais participantes, emergem novas reivindicações, multiplicam-se tomando o país, saem da apatia hedonista e criam uma cultura inédita de participação política. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é refletir sobre essas modalidades insólitas de agrupamento, nos aspectos em que se contrapõem a alguns pressupostos psicanalíticos organizadores da grupalidade. Para tanto, apresentamos uma breve análise do contexto histórico, o aparecimento dos estudos psicanalíticos grupais e as novas questões teóricas impostas por esses agrupamentos. Em seguida, discutimos a potência do agrupamento em evidenciar o mal-estar social. Por fim, as consequências disso para a emergência do sujeito político.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Auxiliadora Alves Cordaro Bichara, Sociedade Brasileira de Psicanálise; Universidade de São Paulo - USP

Psicanalista, mestre em Psicologia e doutoranda em Psicologia Social pela Universidade São Paulo (USP). Participou do Seminário Residencial sobre Psicanálise de Grupo, em Paris. Coordena grupo de estudo sobre a teoria psicanalítica de grupo na Sociedade Brasileira de Psicanálise-São Paulo. Faz atendimento clinico e supervisiona terapias analíticas grupais.

Downloads

Publicado

09-12-2013

Como Citar

Bichara, M. A. A. C. (2013). Os impactos da grupalização na vida cotidiana. Analytica: Revista De Psicanálise, 2(3), 123–144. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/466