Notas sobre a Primeira Tese em Psicanálise no Brasil “Da Psicoanalise” (1914) de Genserico Aragão

Autores

  • Christian Ingo Lenz Dunker Universidade de São Paulo - USP

Palavras-chave:

História da Psicanálise, Clínica, Psiquiatria, Neuroses, Sexualidade.

Resumo

O artigo traz considerações acerca da tese de Genserico Aragão de Souza Pinto.  Nota-se que apesar da disseminação da teoria psicanalítica no Brasil ter acontecido entre pensadores que discutiam a brasilidade, foi à psiquiatria que proporcionou a primeira tese de psicanálise no Brasil, apresentada a faculdade de medicina do Rio de Janeiro em 1914. Lembra-se que a psicanálise chega a nosso país precedida por uma geopolítica alternativa marcada pela oposição a França. Após apresentar as proposições acerca das disciplinas do curso de ciências médicas cirúrgicas, constata-se que a psicanálise surge como um discurso, sem implicações explícitas para um método de tratamento. Finalmente se apresenta os cinco casos clínicos discutidos no final da tese. Ressalta-se que dos cinco casos, apenas um é de um brasileiro. Disso decorre a hipótese que os pacientes aptos a psicanálise são “modernos”. Percebe-se, pela descrição dos sintomas e pelo recorte que o médico faz dos relatos dos pacientes, uma tendência a valorização das formas modernas de sofrer. Em contraste a isso, o médico aparece na condição de conselheiro da família e guardião da ascese sexual dos casais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Christian Ingo Lenz Dunker, Universidade de São Paulo - USP

Psicanalista, professor titular do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IPUSP). AME da Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano-Brasil. Rua Abílio Soares, 932 – Paraíso. 04005-003 São Paulo - SP.

Downloads

Publicado

12-06-2014

Como Citar

Dunker, C. I. L. (2014). Notas sobre a Primeira Tese em Psicanálise no Brasil “Da Psicoanalise” (1914) de Genserico Aragão. Analytica: Revista De Psicanálise, 3(4), 25–39. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/623

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)