Arthur Ramos e a psicanálise na Bahia

Autores

  • Maria Odete de Siqueira Menezes Universidade Federal da Bahia - UFBA

Palavras-chave:

História, Psicanálise, Bahia, Arthur Ramos.

Resumo

Este trabalho é uma pesquisa histórica sobre a difusão e a apropriação da psicanálise por um grupo de médicos da Bahia nos anos 1920 e 1930, com ênfase particular sobre Arthur Ramos, que, além de ter sido seu maior divulgador, adaptou-a aos seus interesses intelectuais nos campos da Psiquiatria, da Higiene Mental e da Antropologia, elaborando análises para os problemas da loucura, da educação infantil e da cultura negra sob o referencial da teoria psicanalítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Odete de Siqueira Menezes, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Psicóloga clínica, especialista em Psicologia da Saúde: hospitalização e desenvolvimento humano, mestre em Estudos Interdisciplinares em Ciências e Educação da Universidade Federal da Bahia. Atualmente trabalha com psicologia clínica em consultório e como psicóloga no Hospital Walfredo Gurgel. Endereço: Av. Getúlio Vargas, 550/202, Petrópolis – Natal/RN.

Downloads

Publicado

12-06-2014

Como Citar

Menezes, M. O. de S. (2014). Arthur Ramos e a psicanálise na Bahia. Analytica: Revista De Psicanálise, 3(4), 88–116. Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/626