Ruptura ou Transvaloração? Os ensaios de Freud sobre a sexualidade

Autores

  • Cláudia Mascarenhas Fernandes Instituto Viva infância

Palavras-chave:

Freud, Nietzsche, Transvaloração dos valores, Sexualidade

Resumo

O artigo articula a reviravolta da noção de sexualidade de Freud e o conceito de transvaloração de todos os valores de Nietzsche. Foi necessário percorrer como Nietzsche transvalorou as noções de corpo e alma na tradição filosófica. O corpo é elevado a uma categoria positivada em relação a alma. Tomar o corpo como mais primordial é, sem dúvida, o que subverte toda ordem da metafísica e é neste sentido que o exemplo do binômio corpo/alma resta em Nietzsche favorável à discussão de como Freud também subverte a episme moderna. Freud ao separar a pulsão e o objeto, para modificar a ideia de perversão vigente em sua época, muda a noção de sexualidade, que afinal funda um campo novo de saber. Resta saber se essa inversão que Freud promove é apenas uma inversão, uma ruptura com o pensamento da época, ou uma transvaloração de valores, segundo Nietzsche. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Mascarenhas Fernandes, Instituto Viva infância

Psicanalista, Doutora em Psicologia Clinica pela Universidade de São Paulo, Membro fundador do Instituto Viva Infância. Membro do Espaço Moebius (Salvador-Ba).

Publicado

29-05-2021

Como Citar

Fernandes, C. M. (2021). Ruptura ou Transvaloração? Os ensaios de Freud sobre a sexualidade. Analytica: Revista De Psicanálise, 4(6). Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/analytica/article/view/904