As éticas espiritualistas de Cunha Seixas e Ferreira França

Autores

  • Bernardo Goytacazes de Araújo1

Resumo

Resumo: Cunha Seixas, ainda que educado dentro do catolicismo, insurgiu-se contra sua rígida ortodoxia, foi um importante filósofo português, criador do pantiteísmo, uma dissidência do krausismo (panenteísmo) cuja doutrina reconhece a presença de Deus em todos os lugares e em tudo. Entretanto, Cunha Seixas propõe que, apesar de Deus estar em tudo, Deus não se identifica com a coisa criada. Seixas estabeleceu uma forma de pensamento sistemática. Sendo assim, Deus é a fonte de toda a verdade, de todo o bem, de toda a beleza, de toda a ordem e harmonia, no universo. No pensamento de Eduardo Ferreira França percebe-se a forte influência do naturalista. Elaborou uma hipótese em que o homem, em suas atitudes interiores, é determinado pelas condições naturais em que vive, havendo uma correlação direta entre as características predominantes da alimentação e da salubridade do meio ambiente – e as civilizações que a humanidade chegara a construir. Na política percebe que a liberdade humana, não se deixa apreender pelas questões naturalistas. Em sua principal obra, as Investigações da Psicologia, estabelece o caminho para se chegar ao espiritualismo eclético, sem deixar de lado, as bases da ciência e seus métodos.

Palavras Chave: pantiteismo; naturalismo; ecletismo e ética.

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Publicado

2017-06-29

Como Citar

Goytacazes de Araújo1, B. (2017). As éticas espiritualistas de Cunha Seixas e Ferreira França. Revista Estudos Filosóficos UFSJ, (7). Recuperado de http://seer.ufsj.edu.br/estudosfilosoficos/article/view/2242