Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista RECOM- Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro, disponível no site http: www.ufsj.edu.br/recom, foi fundada em março de 2010, por alguns docentes do curso de graduação em enfermagem do Campus Centro Oeste Dona Lindu (CCO) da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), Divinópolis (MG). A revista é sem fins lucrativos e de acesso livre, gratuito e com publicação contínua, sendo editada por docentes do Curso de Graduação em Enfermagem do CCO e por docentes de outras instituições públicas federais.

A RECOM tem como missão a publicação de resultados de pesquisas científicas de enfermagem e de outras áreas de interesse, de autores brasileiros e de outras nacionalidades.

A revista iniciou circulação em janeiro do ano de 2011. 

Os manuscritos a serem submetidos, deverão destinar-se exclusivamente à RECOM, não sendo permitida sua apresentação simultânea a outro periódico. 

Serão aceitos manuscritos originais e inéditos, que contribuam para o crescimento e desenvolvimento da produção científica da área de Enfermagem e Saúde. 

A RECOM publicará artigos destinados à divulgação de resultados de pesquisas originais, artigos de revisão sistematizada de literatura, artigos de reflexão teórica e relatos de caso/experiência. 

Serão aceitos trabalhos escritos na língua portuguesa, inglesa e espanhola, com resumos nos três idiomas citados.

Os artigos publicados na RECOM serão de inteira responsabilidade dos autores, sendo proibida a sua reprodução, mesmo que parcial, sem a autorização do editor.

Público alvo: pesquisadores enfermeiros, profissionais da área da saúde e outras áreas de interesse.

 

 

Políticas de Seção

Editorial

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos Originais

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relato de Experiência/ Estudo de Caso

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Reflexão Teórica

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A análise dos artigos será iniciada no ato de seu recebimento, sendo realizada em etapa preliminar pelo Conselho Editorial, quanto à observância do atendimento das normas editoriais, pertinência do conteúdo do manuscrito, a linha editorial do periódico e a coerência interna do texto.

O Conselho Editorial terá 15 dias para a devolução do manuscrito, contendo ou não solicitações ou pendências.

O (s) autor (es) terão 15 dias para reencaminhar o manuscrito, cumprindo as solicitações.

Após o atendimento das solicitações do Conselho Editorial, o manuscrito será encaminhado a dois avaliadores ad hocs, os quais terão 15 dias para emitir parecer sobre o manuscrito submetido. 

As solicitações deverão ser atendidas pelo (s) autor (s) em 15 dias. Caso as solicitações não sejam atendidas no período determinado, o artigo será retirado, devendo-se iniciar novo processo de submissão.

A publicação dependerá do atendimento das solicitações encaminhadas pelo Conselho Editorial e pelos Avaliadores ad hocs.

A apreciação do conteúdo dos manuscritos é feita por meio do modelo de Revisão por Pares realizada por avaliadores Ad Hocs, sendo mantido sigilo quanto à identidade dos mesmos e dos autores.

Após a avaliação pelos ad hocs, os manuscritos serão encaminhados novamente ao Conselho editorial para análise do cumprimento das normas de publicação e, após esta análise, poderão receber os seguintes pareceres: artigo aceito; artigo aceito após alterações, artigo não aceito.

Não serão admitidos acréscimos ou alterações após o aceite final. 

As opiniões e conceitos emitidos pelos autores são de exclusiva responsabilidade dos mesmos, não refletindo, necessariamente, a opinião do Conselho Editorial da Revista.


Estratégias de Qualificação dos Artigos a serem submetidos

Estratégias de Qualificação dos Artigos a serem submetidos

A RECOM adota como estratégias de qualificação para a publicação de estudos de pesquisa. Tais estratégias constituem recursos que favorecem o potencial de publicação e sua utilização em referências em pesquisas. A seguir, apresentam-se alguns protocolos internacionais validados que recomendamos o uso conforme o desenho de pesquisa:

Ensaios clínicos: CONSORT http://www.consort-statement.org/downloads e identificação de Registros de Ensaios Clínicos validados pelos critérios estabelecidos pela OMS e pelo ICMJE, cujos endereços estão disponíveis no site do ICMJE (www.icmje.org). O número de identificação deve constar no final do resumo.

Revisões sistemáticas e meta-análises: PRISMA http://www.prisma-statement.org/2.1.2%20-%20PRISMA%202009%20Checklist.pdf Apresentar, sempre que possível, o método de concordância adotado para a análise dos artigos incluídos, por ex., Kappa.

Estudos observacionais em epidemiologia: STROBE http://strobe-statement.org/fileadmin/Strobe/uploads/checklists/STROBE_checklist_v4_combined.pdf

Estudos qualitativos: COREQ (Consolidated criteria for reporting qualitative research) http://intqhc.oxfordjournals.org/content/19/6/349.long
OBS: protocolos de outros tipos de estudos são encontrados na rede EQUATOR http://www.equator-network.org/ e no artigo de Larson E, Cortazal M. Publication guidelines: need widespread adoption. Journal of Clinical Epidemiology. 2012;65:239-246.

 

Política de Acesso Livre

Este periódico oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. 

 

 

Periodicidade

A RECOM apresenta política de publicação de fluxo contínuo, com a pulicação de 60 artigos anualmente (45 artigos originais, 08 artigos de revisão, 04 relatos de experiência e 05 reflexões teórica).