Qualidade de vida dos profissionais de enfermagem nível médio em unidade de terapia intensiva

Autores

  • Alexandre Ernesto Silva Universidade Federal de São João Del Rei - Campos Dona Lindu
  • Paola Karol Martins Lima Universidade Federal de São João Del Rei - Campos Dona Lindu
  • Carla Oliveira Universidade Federal de São João Del Rei - Campos Dona Lindu

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v6i3.1000

Palavras-chave:

Qualidade de Vida, Enfermagem, Unidade de Terapia Intensiva.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo avaliar a qualidade de vida dos profissionais da enfermagem de nível médio em uma Unidade de Terapia Intensiva - Adulto de um hospital geral. Trate-se de um estudo quantitativo descritivo, realizado em um município de médio porte da região centro-oeste de Minas Gerais. O número total de participantes seriam de 24 profissionais, mas somente 22 atenderam os critérios de inclusão para a realização da pesquisa, os mesmos responderam um instrumento estruturado e validado WHOQUOL-Bref; a análise estatística foi realizada através da distribuição de frequência e percentual e pela avaliação final contida no próprio questionário. Foi observado que todos os domínios: Físico, Relações Sociais, Psicológico e Meio Ambientecomtemplados no questionário obtiveram baixos resultados, onde detecta-se que a qualidade de vida dos participantes em todos os aspectos analisados estão abaixo dos níveis satisfatórios. É necessário o planejamento de estratégias para melhoria da qualidade de vida destes profissionais, uma vez que a equipe profissional de enfermagem é de grande importância para o bom funcionamento dos estabelecimentos de saúde, sendo necessário acompanhamento e monitoramento dos mesmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alexandre Ernesto Silva, Universidade Federal de São João Del Rei - Campos Dona Lindu

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Alfenas (2000), especialização em saúde mental pela FUNEDI/UEMG (2004), especialização em gestão hospitalar pelas Faculdades Integradas de Jacarepaguá (2012) e mestrado em Educação, cultura e organizações sociais - saúde coletiva pela Fundação Educacional de Divinópolis - FUNEDI/UEMG (2008). Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal de São João Del Rei e membro do colegiado do curso de Enfermagem.Membro da Câmara Técnica Gerencial e Assistencial do Conselho Regional de Enfermagem de Minas Gerais. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, atuando nos seguintes temas: cuidados paliativos, educação em saúde e administração e organização dos serviços de saúde e enfermagem hospitalar. 

Paola Karol Martins Lima, Universidade Federal de São João Del Rei - Campos Dona Lindu

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de São João Del Rei - Campos Dona Lindu. Linha de pesquisa: Desenvolvimento de Pesquisa na área de Gestão em Serviços de Saúde, aluna de Iniciação Científica e Pesquisadora na área de Qualidade de Vida do Trabalhador da Enfermagem. Atualmente trabalha na Unidade de Pronto Atendimento Padre Roberto Cordeiro na cidade de Divinópolis- MG.

Carla Oliveira, Universidade Federal de São João Del Rei - Campos Dona Lindu

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de São João Del Rei- Campos Dona Lindu. 

Downloads

Publicado

2016-12-02

Como Citar

Silva, A. E., Lima, P. K. M., & Oliveira, C. (2016). Qualidade de vida dos profissionais de enfermagem nível médio em unidade de terapia intensiva. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 6(3). https://doi.org/10.19175/recom.v6i3.1000

Edição

Seção

Artigos Originais