Norma regulamentadora 32 no Brasil: revisão integrativa de literatura

Autores

  • Aires Garcia dos Santos Junior Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Fernando Ribeiro dos Santos Fundação Universidade Federal de Mato Grosso dos Sul
  • Mara Cristina Ribeiro Furlan Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Jéssica Corrêa de Araújo Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Sul, AEMS
  • Mayla Bernardes Arantes Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Sul (AEMS)
  • Tainã da Silva Barbosa Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Sul (AEMS)

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.1050

Palavras-chave:

Riscos Ocupacionais, Saúde do Trabalhador, Saúde Ocupacional, Legislação em Saúde.

Resumo

Em novembro de 2015 irá completar 10 anos que a norma regulamentadora 32 esta vigente sendo obrigatório em todos os serviços de saúde, porém neste período o que se tem evidenciado na literatura nacional em relação à temática? O objetivo deste estudo foi conhecer as principais publicações na literatura sobre a norma regulamentadora 32. Tratou-se de uma revisão de bibliográfica da literatura registrada nas bases de dados LILACS, MEDLINE, e SciELO, identificados por meio da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os tipos de estudos incluídos nesta revisão foram quantitativos, qualitativos e relatos de experiência, com época de publicação entre 2005 e 2013, utilizando os descritores: Riscos ocupacionais, Saúde do trabalhador, Saúde Ocupacional e Legislação em saúde. Estabelece como critério de inclusão os artigos em português que abordavam a norma regulamentadora 32. Em relação à caracterização dos artigos analisados, foram encontrados 6 artigos relacionados ao objeto da pesquisa. Verificou-se que 4 dos periódicos têm como público de leitor principal os profissionais da enfermagem e 100% dos estudos são realizados em hospitais. Observa-se na literatura uma escassez de publicações sobre a temática, levando a sugestão de novas pesquisas nesta área. Sendo os profissionais da enfermagem os maiores publicadores sobre o tema. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aires Garcia dos Santos Junior, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em saúde e desenvolvimento na região centro-oeste. Docente Assistente na Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campux Coxim (CPCX).

Fernando Ribeiro dos Santos, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso dos Sul

Graduando do curso de Enfermagem pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campux Três Lagoas (CPTL).

Mara Cristina Ribeiro Furlan, Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em saúde e desenvolvimento na região centro-oeste. Docente Assistente na Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campux Coxim (CPCX).

Jéssica Corrêa de Araújo, Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Sul, AEMS

Enfermeira. Aluna da especialização em Enfermagem do trabalho pela Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Sul (AEMS).

Mayla Bernardes Arantes, Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Sul (AEMS)

Enfermeira. Aluna da especialização em Enfermagem do trabalho pela Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Sul (AEMS).

Tainã da Silva Barbosa, Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Sul (AEMS)

Enfermeira. Aluna da especialização em Enfermagem do trabalho pela Associação de Ensino e Cultura de Mato Grosso do Sul (AEMS).

Downloads

Publicado

2015-07-15

Como Citar

dos Santos Junior, A. G., dos Santos, F. R., Furlan, M. C. R., de Araújo, J. C., Arantes, M. B., & Barbosa, T. da S. (2015). Norma regulamentadora 32 no Brasil: revisão integrativa de literatura. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.1050

Edição

Seção

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura