Prática da episiotomia no parto: desafios para a enfermagem

Autores

  • Kelen da Costa Pompeu Centro Universitário Franciscano
  • Juliane Scarton Universidade Federal de Santa Maria
  • Luiza Cremonese Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria
  • Rosiele Gomes Flores Universidade Federal de Santa Maria
  • Maria Celeste Landerdahl Universidade Federal de Santa Maria
  • Lúcia Beatriz Ressel Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1142

Palavras-chave:

Episiotomia, Enfermagem, Parto, Parto humanizado

Resumo

Objetivo: identificar o conhecimento de puérperas sobre a episiotomia e como se deu a realização dessa prática no parto. Método: trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva, com abordagem qualitativa, realizada em um hospital no Rio Grande do Sul. As informantes foram oito puérperas que vivenciaram o parto vaginal com episiotomia. Na coleta de dados, utilizou-se a técnica de entrevista semiestruturada com posterior análise temática. Resultados: apontam para a falta de esclarecimento e o desconhecimento das participantes quanto ao termo episiotomia, fatores que podem influenciar o evento do parto e, ainda, a violência de gênero que ocorre nas instituições de saúde, como a violência obstétrica, a qual está perpetrada nas maternidades e, muitas vezes, não é percebida por quem as pratica e, também, por quem sofre essa violência. Conclusão: Foi possível perceber que as participantes possuem poucas informações sobre a episiotomia e notou-se que o desconhecimento das mulheres sobre essa prática é fator que contribui para a realização rotineira desse procedimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelen da Costa Pompeu, Centro Universitário Franciscano

Enfermeira. Pós-graduanda em enfermagem obstétrica na UNIFRA

Juliane Scarton, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria (RS), Brasil.

Luiza Cremonese, Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria

Enfermeira, Mestranda em Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem/PPGEnf.  Bolsista CAPES.  Universidade Federal de Santa Maria/UFSM. Santa Maria (RS), Brasil.

Rosiele Gomes Flores, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Atua no Hospital Universitário de Santa Maria, Universidade Federal de Santa Maria/HUSM/UFSM. Santa Maria (RS), Brasil.

Maria Celeste Landerdahl, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira, Professora Mestre do Curso de Graduação em Enfermagem, Universidade Federal de Santa Maria/UFSM. Doutoranda em Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP.

Lúcia Beatriz Ressel, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Professora Doutora associada ao Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM. Santa Maria (RS), Brasil.

Downloads

Publicado

2017-04-19

Como Citar

Pompeu, K. da C., Scarton, J., Cremonese, L., Flores, R. G., Landerdahl, M. C., & Ressel, L. B. (2017). Prática da episiotomia no parto: desafios para a enfermagem. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 7. https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1142

Edição

Seção

Artigos Originais