Liderança situacional aplicada a enfermeiros em instituição de alta complexidade cardiovascular

Autores

  • Thaís Vasconselos Amorim Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Anna Maria de Oliveira Salimena Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.134

Palavras-chave:

Enfermagem, Gestão de Pessoal, Liderança

Resumo

Trata-se de relato de experiência que tem por objetivo descrever a aplicação do Modelo de Liderança Situacional em Hospital de médio porte da Zona da Mata Mineira como parte do programa de gestão implementado pela Gerência de Enfermagem no biênio 2009-2011. Constituiu-se de quatro etapas: levantamento do conhecimento prévio acerca do Modelo de Liderança Situacional através da resposta ao questionário direcionado aos enfermeiros; Formação de grupos heterogêneos segundo resultado da primeira etapa com apresentação lúdica sobre o Referencial Teórico pretendido; Levantamento do nível de maturidade de cada colaborador sob liderança dos enfermeiros e Avaliação dos resultados. A aplicação do modelo demonstrou o quão importante foi a adoção do referencial de Hersey e Blanchard como norte de gestão e sustentação das ações de promoção direcionadas à equipe técnica. Consideramos que este é o papel precípuo do líder do século XXI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Vasconselos Amorim, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003). É Especialista em Cardiologia Aplicada à Enfermagem pelo Centro de Ensino e Pesquisas do Hospital Pró-Cardíaco. Atuou na docência em Cursos Técnicos na área de Enfermagem e de 2007-2009 foi Professora Susbtituta da Universidade Federal de Juiz de Fora no Departamento de Enfermagem Básica. Atuou como Enfermeira Responsável Técnica do Hospital Dr João Felício Ltda. Atualmente é Professora da Pós Graduação de Enfermagem em UTI Adulto e Neonatal da Faculdade Suprema e Professora Orientadora de TCC da Pós Graduação à Distância de Gestão Pública de Organizações de Saúde pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestranda em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Anna Maria de Oliveira Salimena, Universidade Federal de Juiz de Fora

Possui Graduação em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem Hermantina Beraldo (1978), Mestrado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (2000) e Doutorado em Enfemagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente é professor efetivo da Universidade Federal de Juiz de Fora. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Centro Cirúrgico, Enfermagem Cirúrgica, atuando principalmente nos seguintes temas: Enfermagem em Saúde da Mulher, Câncer Ginecológico, Sentimentos e Hemodiálise.

Downloads

Publicado

2012-10-24

Como Citar

Amorim, T. V., & Salimena, A. M. de O. (2012). Liderança situacional aplicada a enfermeiros em instituição de alta complexidade cardiovascular. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.134

Edição

Seção

Relato de Experiência/Atualidade/Inovação Tecnológica