Entre o velho e o novo: avanços e desafios na construção/reconstrução de currículo de enfermagem

Luciana Netto, Kênia Lara Silva

Resumo


Objetivos: Este estudo descreve a construção e a implementação de uma proposta curricular baseada em um projeto pedagógico inovador, apresentando os avanços e os desafios deste processo no contexto de um curso de graduação em Enfermagem. Método: Para alcançar o objetivo, foram utilizadas entrevistas com membros da equipe responsável pela elaboração da proposta e consulta a documentos, com destaque ao Projeto Político Pedagógico do curso. Resultados: Os resultados mostram que há avanços na proposta implementada. Identifica-se notável tendência à ruptura com o modelo biológico, contudo o contexto do curso refere, ainda, situações pontuais que remetem a permanências de estratégias típicas dos modelos tradicionais e fragmentados de ensino. Conclusão: Acredita-se que, para um novo modelo assistencial e de ensino, é necessário mobilizar a prática reflexiva para favorecer a aprendizagem e a prática de ações assistenciais integradas em contextos complexos.

Palavras-chave


Filosofia em enfermagem; Promoção da saúde; Currículo; Aprendizagem Baseada em Problemas; Enfermagem.

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DOI: http://dx.doi.org/10.19175/recom.v7i0.1634

ISSN: 2236-6091

DOI:10.19175