Perfil sociodemográfico e prevalência de acidentes em trabalhadores de uma empresa municipal de obras públicas

Autores

  • Eliete Albano de Azevedo Guimarães Universidade Federal de São João Del Rei
  • Valéria Conceição de Oliveira Universidade Federal de São João Del Rei
  • Josianne Karla Avelar Universidade Federal de São João del Rei
  • Helen Cristiny Teodoro Couto Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais / Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.167

Palavras-chave:

Saúde do trabalhador, Acidentes de trabalho, Obras Públicas, Atenção primária a saúde.

Resumo

RESUMO

Estudo epidemiológico descritivo com objetivo de descrever o perfil sócio demográfico e verificar a prevalência de acidentes em trabalhadores da Empresa Municipal de Obras Públicas de Divinópolis, Minas Gerais, em 2009. Participaram da pesquisa 205 trabalhadores (pedreiro, servente de pedreiro, varredor de rua, de capina, de rede de esgoto e de asfaltamento). Foram excluídos os trabalhadores administrativos. Os dados foram coletados por questionário estruturado, sendo tabulados e analisados nos programas EpiData 3.1 e Epi Info 6.04.  Dos trabalhadores 79% são do sexo masculino, dos quais 73,7% têm renda mensal até dois salários e 61,5% relataram o uso de equipamentos de proteção individual. Apenas 35,1% dos entrevistados possuíam cartão de vacina e 51,5% relataram que em caso de doença na família e consigo mesmos procuram a unidade de atenção primária à saúde (APS). A prevalência de acidentes de trabalho foi de 30,7%. Os acidentes com perfuro-cortante (11,9%) foram os mais comuns, seguidos de quedas (7,5%) e escoriações (3,5%). Ações direcionadas à assistência em saúde ao trabalhador precisam ser implementadas na APS. A proximidade e o conhecimento das condições de vida e trabalho da população possibilitam o planejamento de medidas de prevenção de acidentes e promoção da saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliete Albano de Azevedo Guimarães, Universidade Federal de São João Del Rei

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Ciências da Saúde pelo Instituto René Rachou / FIOCRUZ. Docente na Universidade Federal São João Del Rei, Campus Centro-Oeste Dona Lindu. Divinópolis, Minas Gerais, Brasil.Campus Centro-Oeste Dona Lindu. Divinópolis, Minas Gerais, Brasil.

Valéria Conceição de Oliveira, Universidade Federal de São João Del Rei

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais. Doutoranda da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo/Ribeirão Preto. Docente da Universidade Federal de São João Del Rei, Campus Centro-Oeste Dona Lindu. Divinópolis, Minas Gerais, Brasil. 

Josianne Karla Avelar, Universidade Federal de São João del Rei

Acadêmica da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de São João Del-Rei - Campus Centro-Oeste Dona Lindu. Divinópolis, Minas Gerais, Brasil. 

Helen Cristiny Teodoro Couto Ribeiro, Universidade Federal de Minas Gerais / Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Belo Horizonte, Brasil.

Downloads

Publicado

2012-07-13

Como Citar

Guimarães, E. A. de A., Oliveira, V. C. de, Avelar, J. K., & Ribeiro, H. C. T. C. (2012). Perfil sociodemográfico e prevalência de acidentes em trabalhadores de uma empresa municipal de obras públicas. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.167

Edição

Seção

Artigos Originais