O aleitamento materno de recém-nascidos prematuros após a alta hospitalar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1689

Palavras-chave:

Aleitamento materno, Recém-nascido, Prematuro, Relações mãe-filho, Assistência domiciliar.

Resumo

Objetivo: Analisar aspectos da vida cotidiana relacionados ao aleitamento materno exclusivo de recém-nascidos prematuros após a alta hospitalar. Método: Pesquisa com abordagem qualitativa pautada no referencial da dialética cujo cenário foram quatorze domicílios de recém-nascidos prematuros que receberam alta da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital Sofia Feldman em Belo Horizonte. Para coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as mães dos recém-nascidos e observações dos participantes. Os dados foram analisados utilizando-se a técnica de análise de conteúdo e a de construção de narrativas. Resultados: Evidenciou-se que o aleitamento materno de recém-nascidos prematuros é vivenciado de forma singular por cada mulher em seu cotidiano. Verificou-se que a rede social funcionou como mediadora da amamentação tanto incentivando como desencorajando sua continuidade e que a experiência da amamentação, vivenciada pelas mulheres, durante a internação de seus filhos, foi identificada como uma possibilidade de aprendizado com a equipe de saúde. Conclusão: Afirmamos que há necessidade de continuidade da assistência ao recém-nascido prematuro para apoiar a mulher no processo da amamentação. Faz-se necessária uma abordagem tanto pelas políticas públicas como pelos profissionais de saúde, que contemple não apenas os aspectos biológicos do aleitamento, mas também os emocionais, históricos e sociais que envolvem esse complexo processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cynthia Márcia Romano Faria Walty, Hospital Sofia Feldman

Possui graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2002), especialização em Enfermagem Neonatal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005) e Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Atualmente é enfermeira na Fundação de Assistência Integral à Saúde/Hospital Sofia Feldman, gerente do Ambulatório de Seguimento de Recém-Nascido de Risco do Hospital Sofia Feldman e coordenadora do Ensino Clínico de Enfermagem da Residência Multiprofissional em Neonatologia do Hospital Sofia Feldman.

Elysangela Dittz Duarte, Universidade Federal de Minas Geral/Escola de Enfermagem

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), graduação em Licenciatura pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001) e doutorado em Saúde da Criança e do adolescente pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007). Atualmente é professor adjunto iv da Universidade Federal de Minas Gerais e professor permanente mestrado em enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente, atuando principalmente nos seguintes temas: recém-nascido, unidades de terapia intensiva neonatal, assistência integral à saúde, cuidados de enfermagem e atenção integral à saúde.

Downloads

Publicado

2017-12-20

Como Citar

Walty, C. M. R. F., & Duarte, E. D. (2017). O aleitamento materno de recém-nascidos prematuros após a alta hospitalar. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 7. https://doi.org/10.19175/recom.v7i0.1689

Edição

Seção

Artigos Originais