A gestão da qualidade e a Sistematização da Assistência de Enfermagem: Uma revisão sobre sistemas de informação

Autores

  • Vander Monteiro da Conceição Universidade de São Paulo
  • Cassimiro Nogueira Junior Universidade de São Paulo
  • Jeferson Santos Araujo Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP
  • Maria Odeise da Paixão Monteiro Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.169

Palavras-chave:

Gestão de qualidade total, Processos de enfermagem, Sistemas de informação.

Resumo

O presente estudo objetiva realizar um recorte sobre os conceitos de gestão da qualidade, sistematização da assistência de enfermagem e sistemas de informação, identificando a ligação entre si, atribuindo características ao sistema de informação, como um instrumento indispensável na atualidade. O estudo é um levantamento tipo revisão sistemática, com abordagem quantitativa. Foram selecionados 494 artigos, excluíram-se 214 seguindo-se critérios pré-estabelecidos, perfazendo no final 280 artigos. Na análise identificaram-se núcleos de conteúdos agrupando-os de acordo com sua similaridade, a saber: Sistematização da Assistência de Enfermagem: um Meio para a Qualidade nos Serviços de Saúde; Sistemas de Informação e sua Relação com a Enfermagem; Sistema de Informação: Essencial para a implantação da Sistematização da Assistência de Enfermagem com Qualidade. Os conceitos pesquisados formam uma tríade inter-relacionada, essenciais para a concretização de um cuidar de Enfermagem seguro, ético e de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vander Monteiro da Conceição, Universidade de São Paulo

Enfermeiro Licenciado e Bacharel em Enfermagem e Obstetrísica pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará. Especialista em Integralidade na Atenção Oncológica pelo Instituto de Ensino e Pesquisa em Psicologia e Saúde. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Fundamental pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Contato: 16 88227972

Cassimiro Nogueira Junior, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Enfermagem (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF (2007), especialista em: Enfermagem na Saúde do Adulto (modalidade residência) pelo HU/UFJF; Pesquisas e Políticas em Saúde Coletiva pelo NATES/UFJF; e possui um MBA em Gestão de Serviços de Saúde, Acreditação e Auditoria pela FEA/UFJF. Atualmente é mestrando em Enfermagem na Saúde do Adulto e membro do grupo de pesquisa "Controle de Infecção relacionada com Procedimentos da Assistência à Saúde" pela Escola de Enfermagem da USP. Atua como professor assistente no curso de graduação em enfermagem na Universidade Paulista - UNIP e como enfermeiro assistencial no Hospital Municipal Dr. Mario Gatti da Prefeitura Municipal de Campinas - SP.

Jeferson Santos Araujo, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP

Enfermeiro, Licenciado Pleno e Bacharel em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal do Pará (UFPA) - 2010, Especialista em Enfermagem do Trabalho pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (IBPEX) - 2011. Aluno Especial da Pos-graduação em Enfermagem Fundamental da escola de enfermagem de Ribeirão Preto - USP. Membro do grupo de pesquisa intitulado: REABILITAÇÃO DE PACIENTES CIRÚRGICOS E ONCOLÓGICOS.

Maria Odeise da Paixão Monteiro, Universidade Federal do Pará

Enfermeira, Bacharel em Enfermagem pela Escola Superior da Amazônia. Especialista em Obstetricia e Neonatologia pela Faculdade Metropolitana da Amazônia. Especialista em Gestão Ambiental Hospitalar pela Universidade Federal do Pará.

Downloads

Publicado

2012-07-13

Como Citar

Conceição, V. M. da, Junior, C. N., Araujo, J. S., & Monteiro, M. O. da P. (2012). A gestão da qualidade e a Sistematização da Assistência de Enfermagem: Uma revisão sobre sistemas de informação. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.169

Edição

Seção

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura