Saberes de enfermeiros que atuam na Atenção Primária à Saúde sobre conceitos de Enfermagem

Autores

  • Marcelo da Silva Alves Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Angélica da Conceição Oliveira Coelho Fabri Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ludmila Jannuzzi Faquim Prefeitura Municipal de Juiz de Fora
  • Marderson Láurens Leite Oliveira Faculdades Anhanguera de Taubaté
  • Fabiana Nascimento Lopes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Paula de Vasconcelos Freire Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.171

Palavras-chave:

Enfermagem, Atenção primária, Teoria de enfermagem

Resumo

Trata-se de um estudo qualitativo que teve como objetivo identificar os saberes dos enfermeiros de atenção primária sobre o conceito de enfermagem. O cenário foi composto por seis Unidades de Atenção Primária Tradicional e quatro Unidades de Estratégia de Saúde da Família do município de Juiz de Fora, Minas Gerais. Na coleta de dados utilizou-se de entrevista semi-estruturada e gravação em mp3. Foram entrevistados dezoito enfermeiros da Atenção Primária mediante assinatura do Termo de consentimento Livre e Esclarecido, conforme aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Juiz de Fora, sob Protocolo nº 1756.100.2009 e CAAE nº 0080.0.180.000-09. Após análise dos dados emergiram três categorias temáticas: enfermagem como a base da saúde, enfermagem como integralidade, enfermagem como arte e ciência. Considera-se que os enfermeiros demonstraram características importantes acerca da temática proposta, porém apresentaram dificuldades na definição da questão em estudo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo da Silva Alves, Universidade Federal de Juiz de Fora

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem em Saúde Coletiva pelo IMS da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professor Adjunto da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, MG, Brasil.

Angélica da Conceição Oliveira Coelho Fabri, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil. Bolsista CAPES-PROF.

Ludmila Jannuzzi Faquim, Prefeitura Municipal de Juiz de Fora

Enfermeira. Especialista em Política e Pesquisa em Saúde Coletiva e em Residência em Saúde da Família pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Prefeitura de Juiz de Fora, MG, Brasil.

Marderson Láurens Leite Oliveira, Faculdades Anhanguera de Taubaté

Enfermeiro. Especialista em Política e Pesquisa em Saúde Coletiva e em Residência em Saúde da Família pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Professor Supervisor de Estágio da Faculdades Anhanguera de Taubaté, Taubaté, SP, Brasil.

Fabiana Nascimento Lopes, Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil. Bolsista CAPES-REUNI.

Paula de Vasconcelos Freire, Universidade Federal de Juiz de Fora

Enfermeira. Especialista em Saúde da Família pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Preceptora de serviço da Residência Multiprofissional em Saúde da Família pela Universidade Federal de Juiz de Fora, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2012-07-13

Como Citar

Alves, M. da S., Fabri, A. da C. O. C., Faquim, L. J., Oliveira, M. L. L., Lopes, F. N., & Freire, P. de V. (2012). Saberes de enfermeiros que atuam na Atenção Primária à Saúde sobre conceitos de Enfermagem. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.171

Edição

Seção

Artigos Originais