Infecção do sítio cirúrgico em pacientes submetidos a cirurgias cardíacas: uma análise do perfil epidemiológico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.1793

Palavras-chave:

Infecção, Infecção da ferida cirúrgica, Enfermagem, Vigilância em saúde pública, Vigilância epidemiológica.

Resumo

Objetivo: Descrever a ocorrência da infecção do sítio cirúrgico em pacientes submetidos à revascularização do miocárdio e/ou implante de valva cardíaca e seu perfil epidemiológico. Método: Tratou-se de estudo retrospectivo, realizado em hospital de grande porte. Os dados foram coletados nos prontuários dos pacientes de cirurgias entre 2011 e 2015. Realizou-se estatística descritiva e análise bivariada pelo Epi-info 6.4. Resultados: Foram revisados 280 prontuários de pacientes com idade média de 58 anos. As principais comorbidades encontradas nesses pacientes foram hipertensão arterial e dislipidemia, sendo comum ainda a febre reumática naqueles com implante de prótese valvar. Foram diagnosticadas 52 infecções do sítio cirúrgico, sendo 32 (61,5%) durante a internação e 20 (38,5%) por reinternação. As infecções incisionais superficiais foram prevalentes seguidas de órgão/cavidade. A idade, tempo de internação total e no pós-operatório e dias no Centro de Terapia Intensiva após a cirurgia foram associadas à ocorrência infecciosa em órgão/cavidade. O tempo médio de internação foi de 18,1 dias nos pacientes sem infecção e 25,4 naqueles com infecção. Conclusão: É imprescindível investir em medidas de prevenção de infecções que envolvem equipes assistenciais, profissionais de controle de infecção e núcleos de segurança na busca de melhores práticas assistenciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelma de Jesus Braz, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduação em Enfermagem. Mestre em promoção da saúde e prevenção de agravos pela UFMG.

Silma de Souza Evangelista, Autonomo

Graduação em Estatística. Mestre em Estatística pela UFMG.

Sintia Souza Evangelista, Universidade Federal Minas Gerais

Graduação em Enfermagem. Enfermeira da Estratégia Saúde da Familia da SMSA-BH. Mestre em Enfermagem na área de promoção de saúde e prevenção de agravos pela UFMG.

Downloads

Publicado

2018-07-16

Como Citar

Braz, N. de J., Evangelista, S. de S., Evangelista, S. S., Garbaccio, J. L., & Oliveira, A. C. de. (2018). Infecção do sítio cirúrgico em pacientes submetidos a cirurgias cardíacas: uma análise do perfil epidemiológico. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 8. https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.1793

Edição

Seção

Artigos Originais