Diagnósticos de Enfermagem identificados durante o período puerperal imediato: estudo descritivo

Autores

  • Renata Xavier de Lemos Faculdade do Futuro
  • Sérgio Oliveira Raposo Faculdade do Futuro
  • Elciana de Oliveira Emerick Coelho Faculdade do Futuro

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.183

Palavras-chave:

Diagnóstico de enfermagem, Período Pós-Parto, Saúde da Mulher

Resumo

Estudo descritivo com abordagem quantitativa que objetivou identificar os principais problemas e complicações do puerpério imediato e elaborar diagnósticos de enfermagem, seguindo a taxonomia II da NANDA pertinente para cada problema. Os sujeitos deste estudo foram 20 mulheres internadas em um hospital situado em um município da Zona da Mata mineira que estavam vivenciando o período imediato do puerpério .  A coleta dos dados se deu mediante consulta puerperal e o instrumento utilizado foi um formulário sistematizado composto por questões fechadas. Após a análise dos dados obtidos, foram selecionados os 11 problemas mais frequentes, sendo em seguida elaborados 10 diagnósticos de enfermagem. Após o levantamento dos problemas e elaboração dos diagnósticos de enfermagem foi realizado a divisão dos mesmos em dois grupos; “diagnósticos reais” representando 30% dos diagnósticos identificados e “diagnósticos de risco” que representaram 70%. Essa verificação reforça, portanto o valor da utilização do processo de enfermagem na gestão dos riscos relacionados à saúde da puérpera e demonstra o quanto que o trabalho da equipe de enfermagem, pode contribuir na identificação e minimização de riscos à saúde da puérpera.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renata Xavier de Lemos, Faculdade do Futuro

Enfermeira. Pós-Graduanda em Enfermagem em Urgência e Emergência pela Faculdade do Futuro (FAF).

Sérgio Oliveira Raposo, Faculdade do Futuro

Enfermeiro. Pós-Graduando em Gestão Pública com ênfase em PSF e Docência do Ensino Superior pela Faculdade Européia de Vitória (FAEV).

Elciana de Oliveira Emerick Coelho, Faculdade do Futuro

Enfermeira. Especialista em PSF e Auditória em Saúde pela Faculdade do Futuro (FAF). Professora da FAF, Manhuaçu, Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2012-07-13

Como Citar

Xavier de Lemos, R., Oliveira Raposo, S., & de Oliveira Emerick Coelho, E. (2012). Diagnósticos de Enfermagem identificados durante o período puerperal imediato: estudo descritivo. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.183

Edição

Seção

Artigos Originais