Perfil de idosas que sofreram quedas em uma instituição de longa permanência

Autores

  • Marina Celly Martins Ribeiro de Souza Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Tatiane Géa Horta Murta Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maria Luciene Guimarães
  • Mara Martins Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.190

Palavras-chave:

Idosos, Acidentes por quedas, Saúde do idoso institucionalizado, Instituição de longa permanência para idosos, Envelhecimento, Enfermagem

Resumo

A queda em idosos é considerada importante problema de saúde pública devido a sua frequência, morbidades associadas e elevado custo social e econômico, ocasionando aumento da dependência e o início da vida em uma instituição asilar. Trata-se de um estudo de caráter exploratório, descritivo, com o objetivo de identificar o perfil das idosas que sofreram quedas no ano de 2010 e as principais repercussões pós-quedas sofridas entre idosas que vivem numa instituição de longa permanência em Belo Horizonte, Minas Gerais. A coleta de dados ocorreu no mês de dezembro de 2010, utilizando-se os registros de quedas no prontuário das 18 idosas no período de novembro 2009 a novembro de 2010. Os resultados apontam que 38% das idosas sofreram quedas, com uma média de idade de 79,8 anos. A maior ocorrência de eventos foi no quarto (38,9%); em seguida, no pátio (22,2%) e no refeitório (22,2%). Em relação às consequências das quedas, 72,2% das idosas sofreram escoriações e 5,6% sofreram fraturas. Conclui-se que a prevalência de quedas entre as idosas é alta, embora alguns dos possíveis fatores associados às quedas sejam passíveis de prevenção.

Descritores: Idosos; Acidentes por quedas; Saúde do idoso institucionalizado; Instituição de longa permanência para idosos; Envelhecimento.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Celly Martins Ribeiro de Souza, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira.Especialista em Saúde da Família.Mestre em Saúde e Enfermagem pela Escola de Enfermagem da UFMG.Doutoranda do programa de pós-graduação da Escola de Enfermagem da UFMG.Docente do curso de Enfermagem da UNIFENAS-BH e Centro Universitário Izabela Hendrix.

Tatiane Géa Horta Murta, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais

Enfermeira. Especialista em Auditoria e Sistema de Saúde. Mestre em Saúde e Enfermagem pela Escola de Enfermagem da UFMG.Doutoranda do programa de pós-graduação da Escola de Enfermagem da UFMG.Docente do curso de Enfermagem do Centro Universitário Izabela Hendrix.

Maria Luciene Guimarães

Enfermeira. Especialista em Saúde da Família e em Gerontologia.


Mara Martins Ribeiro

Enfermeira.Especializanda em Saúde da Família.

Downloads

Publicado

2012-10-24

Como Citar

Souza, M. C. M. R. de, Murta, T. G. H., Guimarães, M. L., & Ribeiro, M. M. (2012). Perfil de idosas que sofreram quedas em uma instituição de longa permanência. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.190

Edição

Seção

Artigos Originais