Adesão terapêutica em idosos hipertensos: revisão integrativa

Autores

  • Fernanda Machado Pinheiro Universidade Federal Fluminense
  • Fatima Helena do Espirito Santo Universidade Federal Fluminense
  • Renata Miranda de Sousa Universidade Federal Fluminense
  • Jaqueline Da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Rosimere Ferreira Santana Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.1938

Palavras-chave:

Idoso, Hipertensão, Cuidados de enfermagem, Adesão à medicação.

Resumo

Objetivo: identificar evidências sobre adesão terapêutica em idosos hipertensos. Método: Trata-se de revisão integrativa. A coleta de dado ocorreu na segunda quinzena do mês de agosto de 2015 nas bases de dados da LILACS, MEDLINE via PUBMED e SCIELO. Utilizou-se os descritores: “Idoso”, “Hipertensão”, “Cuidados de Enfermagem”, “Adesão à medicação”, e o operador booleano and para os cruzamentos. Para análise, apresentam-se 20 publicações. Resultados: Aspirando melhorar os comportamentos de autocuidado, o aconselhamento pelo enfermeiro ao paciente idoso é uma estratégia para melhorar a adesão terapêutica. Conclusão: Identificou-se que as evidências sobre adesão terapêutica em idosos hipertensos, estão relacionadas, ao desenvolvimento das doenças crônicas não transmissíveis e ao estilo de vida da pessoa idosa. Estratégias que envolvam atitudes e comportamentos dos idosos podem favorecer um comportamento participativo que contribua para uma adequada adesão terapêutica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Machado Pinheiro, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Ciências do Cuidado em Saúde da Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor Auxiliar I do Departamento de Fundamentos de Enfermagem e Administração (MFE) da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (EEAAC) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, RJ- Brasil.

Fatima Helena do Espirito Santo, Universidade Federal Fluminense

Pós doutorado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Associado da Universidade Federal Fluminense. Niterói-RJ, Brasil.

Renata Miranda de Sousa, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Ciências do Cuidado em Saúde. Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde.  Pós-Graduanda em Enfermagem em Hematologia, Hemoterapia e Terapia de Suporte pela Universidade Gama Filho. Niterói, RJ- Brasil.

Jaqueline Da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorado com PhD in Gerontological Nursing com Minor in Education pela University of California San Francisco / UCSF-USA. Docente da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Niterói, RJ- Brasil.

Rosimere Ferreira Santana, Universidade Federal Fluminense

Pós doutorado pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Docente Associado da Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, RJ- Brasil.

Downloads

Publicado

2018-06-05

Como Citar

Pinheiro, F. M., do Espirito Santo, F. H., de Sousa, R. M., Da Silva, J., & Santana, R. F. (2018). Adesão terapêutica em idosos hipertensos: revisão integrativa. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 8. https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.1938

Edição

Seção

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura