Aspiração endotraqueal em pacientes com via aérea artificial sob ventilação mecânica invasiva internados em UTI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.1973

Palavras-chave:

Enfermagem, Sucção, Unidades de terapia intensiva.

Resumo

Objetivo: Identificar e analisar as intervenções e o manejo da enfermagem na aspiração endotraqueal em pacientes adultos com via aérea artificial em ventilação mecânica, internados em unidade de terapia intensiva. Método: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, com abordagem quantitativa, realizada nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde e PubMed, por meio dos seguintes descritores: “enfermagem and sucção and unidades de terapia intensiva” e “nursing and suction and intensive care units”, entre os anos de 2012 e 2017. Resultados: A busca nas bases de dados resultou em 108 artigos; após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão e a análise de conteúdo, nove artigos foram selecionados. Identificaram-se como intervenção 16 cuidados de enfermagem referentes à prevenção de infecções, colonização bacteriana, alterações hemodinâmicas e respiratórias e monitorização do paciente durante e após o procedimento de aspiração da cânula endotraqueal. Conclusão: As intervenções encontradas são relevantes para a prática clínica de enfermagem na aspiração endotraqueal, porém há a necessidade de avaliação, por meio do exame físico do paciente antes do procedimento, a fim de facilitar a escolha da técnica ideal e assegurar a tomada de decisão do enfermeiro para a execução do procedimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vagner José Lopes, Centro Universitário Unidombosco, Curitiba-Paraná Hospital Erasto Gaertner

Graduado em ENFERMAGEM pela Universidade Paranaense (2009), Especialista em ENFERMAGEM ONCOLÓGICA CLÍNICA E CIRÚRGICA pelo CEPEP Hospital Erasto Gaertner (2011), Mestre em TECNOLOGIA e SAÚDE pela Pontífica Universidade Católica do Paraná (2016). Professor do Centro Universitário Unidombosco, Curitiba-Paraná, graduação em Enfermagem. Atualmente é Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Liga Paranaense de Combate ao Câncer e Enfermeiro na UTI Pediátrica do Hospital Erasto Gaertner. Experiência na área de Enfermagem com ênfase em Oncopediatria Intensiva e nas seguintes temáticas: Atendimento Pré-Hospitalar e Suporte em Emergências Médicas no Trauma Adulto e Infantil , administração e gestão hospitalar. Proatividade, boa relação Interpessoal, liderança, dinamismo e proeficiência.

Francielle Muller, Centro Universitário Unidombosco, Curitiba-Paraná

Graduada em Enfermagem pela Centro Universitário Unidombosco, Curitiba-Paraná.

Marli Aparecida Rocha de Souza, Centro Universitário Unidombosco, Curitiba-Paraná

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Londrina (1998), Especialização em Gestão Estratégica em Instituições de Saúde (2002), MBA-Gestão Empresarial (2010), Especialização em Gestão do Conhecimento (2014) e mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Paraná (2015). Atuou em áreas assistenciais e na Gerência Geral de Enfermagem em instituição hospitalar. Atualmente é docente e atua junto a coordenação do curso de enfermagem no apoio estágios obrigatórios e membro do Comitê de Ética em Pesquisa no Centro Universitário Unidombosco, Curitiba-Paraná. Também atua como professora do EAD do Instituto Federal do Paraná e é membro do grupo de estudo NEPECHE, da Universidade Federal do Paraná.

Izabela Andrea da Silva, Centro Universitário Unidombosco, Curitiba-Paraná

Atualmente é professora do Centro Universitário Unidombosco, Curitiba-Paraná, Facear - Faculdade Educacional Araucária. Docente de Enfermagem com com ênfase em Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva, Nefrologia, Saúde da Criança e do Adolescente e Educação Ambiental. 

Downloads

Publicado

2018-06-05

Como Citar

Lopes, V. J., Muller, F., de Souza, M. A. R., & da Silva, I. A. (2018). Aspiração endotraqueal em pacientes com via aérea artificial sob ventilação mecânica invasiva internados em UTI. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 8. https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.1973

Edição

Seção

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura