Perfil das adolescentes grávidas do município de São Gonçalo do Pará/MG

Autores

  • Angela Mendes Taveira UFSJ
  • Lucilene Aparecida dos Santos PETI Jardinópolis, Divinópolis/MG
  • Alisson Araújo UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.198

Resumo

Este estudo tem como objetivo conhecer o perfil das adolescentes grávidas assistidas pela atenção primária à saúde do município de São Gonçalo do Pará – MG. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório de abordagem quantitativa. Foram analisados idade da adolescente, grau de escolaridade, estado civil, número de consultas de pré-natal, idade gestacional, paridade e tipo de parto. Estes aspectos foram obtidos através de dados secundários disponibilizados pelo Departamento de Informática do SUS (DATASUS) no período de 2000 a 2011. O índice de adolescentes grávidas ficou em torno de 16%. 70,9% estavam solteiras em sua primeira gravidez. 38,2% dessas adolescentes grávidas não realizaram o número adequado de consultas de pré-natal e o percentual de prematuridade nos dois últimos anos é preocupante. A caracterização do perfil das adolescentes grávidas permite identificar as necessidades destas e assim direcionar as atividades educativas em saúde e a assistência pré e pós-parto para esta população. Descritores: Gravidez na adolescência; Cuidado pré-natal; Comportamento do adolescente; Atenção básica à saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Mendes Taveira, UFSJ

Enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo do Pará/MG. Especialista em Educação Profissional na Área de Saúde/ Enfermagem pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca daFundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ. Professora Substituta da Universidade Federal de São João Del-Rei – UFSJ, Campus Centro Oeste Dona Lindu, Divinópolis/MG

Lucilene Aparecida dos Santos, PETI Jardinópolis, Divinópolis/MG

Assistente Social, Especializanda em Saúde do Adolescente pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Educadora Social do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI Jardinópolis, Divinópolis/MG.

Alisson Araújo, UFSJ

Enfermeiro. Mestre e Doutorando em Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Professor Assistente II da Universidade Federal de São João Del-Rei - UFSJ, Campus Centro Oeste Dona Lindu, Divinópolis/MG.

Downloads

Publicado

2013-01-25

Como Citar

Taveira, A. M., dos Santos, L. A., & Araújo, A. (2013). Perfil das adolescentes grávidas do município de São Gonçalo do Pará/MG. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.198

Edição

Seção

Artigos Originais