Elaboração de um instrumento de sistematização da assistência de enfermagem: relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2015

Palavras-chave:

Assistência ao paciente, Teoria de enfermagem, Processo de enfermagem.

Resumo

Objetivo: descrever a experiência do enfermeiro residente de enfermagem cirúrgica na elaboração de um instrumento de sistematização da assistência de enfermagem baseado na teoria das necessidades humanas básicas de Wanda Aguiar Horta. Métodos: trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória com abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência realizada em hospital púbico. Resultados: criação de um instrumento que contempla todas as fases do processo de enfermagem baseado na teoria das necessidades humanas básicas, onde a assistência de enfermagem seria sistematizada e documentada e, assim, arquivada no prontuário do paciente. Conclusão: o instrumento elaborado é uma importante estratégia para a organização das ações e operacionalização do processo de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Maryneve Menezes Tavares, Secretaria de Estado da Saúde do Amapá

Enfermeira. Especialista em Gestão e Docência do Ensino Superior. Residente em Enfermagem Cirúrgica do Programa de Residência de Enfermagem da Secretaria de Saúde do Amapá.

Walter de Souza Tavares, Universidade Federal do Amapá

Enfermeiro. Especialista em Enfermagem Cirúrgica. Mestrando em Ciências Farmacêuticas pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Univesidade Federal do Amapá. Professor auxiliar do Curso de bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal do Amapá.

Downloads

Publicado

2018-07-16

Como Citar

Tavares, F. M. M., & Tavares, W. de S. (2018). Elaboração de um instrumento de sistematização da assistência de enfermagem: relato de experiência. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 8. https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2015

Edição

Seção

Relato de Experiência/Atualidade/Inovação Tecnológica