Ambiente de trabalho do enfermeiro na divisão de enfermagem materno-infantil de um hospital universitário

Autores

  • José Luís Guedes dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Fernanda Hannah da Silva Copelli Universidade Federal de Santa Catarina
  • Roberta Juliane Tono de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Aline Lima Pestana Magalhães Universidade Federal de Santa Catarina
  • Vitória Regina Petters Gregório Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alacoque Lorenzini Erdmann Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2099

Palavras-chave:

Ambiente de trabalho, Gestão em saúde, Enfermagem obstétrica, Pesquisa em administração de enfermagem.

Resumo

Objetivo: Analisar o ambiente de trabalho do enfermeiro na divisão de enfermagem materno-infantil de um hospital universitário. Método: Pesquisa de método misto com triangulação concomitante de dados. Os dados quantitativos foram coletados com 32 enfermeiros por meio do Brazilian Nursing Work Index Revised e submetidos à análise estatística descritiva. Os dados qualitativos foram obtidos a partir de 12 entrevistas e tratados mediante análise temática. Resultados: A integração entre os resultados mostrou que os enfermeiros têm autonomia, controle do ambiente, boas relações com os médicos e suporte organizacional. Destacou-se o empenho dos enfermeiros em desenvolver a autonomia e obter o controle do ambiente de cuidado por meio do trabalho em equipe. As dificuldades no ambiente de trabalho estão relacionadas à infraestrutura organizacional e articulação entre os serviços. Conclusão: Estes resultados podem contribuir para o desenvolvimento de estratégias para melhorar a satisfação profissional e qualidade assistencial nos cenários de cuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Luís Guedes dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.

Fernanda Hannah da Silva Copelli, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.

Roberta Juliane Tono de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Florianópolis, SC, Brasil.

Aline Lima Pestana Magalhães, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.

Vitória Regina Petters Gregório, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.

Alacoque Lorenzini Erdmann, Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-03-20

Como Citar

Santos, J. L. G. dos, Copelli, F. H. da S., Oliveira, R. J. T. de, Magalhães, A. L. P., Gregório, V. R. P., & Erdmann, A. L. (2018). Ambiente de trabalho do enfermeiro na divisão de enfermagem materno-infantil de um hospital universitário. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 8. https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2099

Edição

Seção

Artigos Originais