Percepção de mulheres acerca do exame colpocitológico

Autores

  • Maria Eliane Liégio Matão Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Denismar Borges de Miranda UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
  • Pedro Humberto Faria Campos Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Allyne Ferreira Machado Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Érica dos Reis Ornelas Pontifícia Universidade Católica de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.24

Palavras-chave:

Neoplasias do colo do útero, Prevenção de câncer de colo uterino, Saúde da mulher

Resumo

Objetivo: descrever o conhecimento e a percepção de mulheres que se submetem à realização do exame preventivo do câncer cérvico-uterino, na atualidade. Método: estudo exploratório descritivo com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista aberta em profundidade, com posterior análise de conteúdo. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa Pontifícia Universidade Católica de Goiás (4617.0.000.168-08/2009). Resultados: estão apresentados em três categorias temáticas acerca do exame preventivo: Imprescindível à saúde da mulher, Invasivo ao corpo da mulher e Comportamento de mulheres frente ao exame. Conclusões: apesar das mulheres realizarem o exame periodicamente, a maioria desconhecem a sua verdadeira finalidade; sentem-se envergonhadas e constrangidas ao exporem seu corpo e tê-lo manipulado por um profissional; procuram realizar o exame somente na vigência de sintomas; não têm conhecimento sobre sua sexualidade.  Acredita-se que muito se tem a fazer pela saúde das mulheres, a destacar o reforço e intensificação de medidas educativas em saúde à prevenção do câncer de colo de útero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Eliane Liégio Matão, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Enfermeira. Doutoranda em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás. Mestre em Enfermagem, UFMG; Especialista em Obstetrícia, UnB. Professora Assistente II do Departamento de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Goiás/PUC-Goiás.

Denismar Borges de Miranda, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

Enfermeiro. Mestre em Saúde, Ambiente e Trabalho pela Universidade Federal da Bahia. Especialista em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde, UnB.

Pedro Humberto Faria Campos, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Psicólogo. Doutor em Psicologia pela Université de Provence, França. Professor Titular do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás/PUC-Goiás

Allyne Ferreira Machado, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Enfermeira. Graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Érica dos Reis Ornelas, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Enfermeira. Graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Downloads

Publicado

2011-06-06

Como Citar

Matão, M. E. L., Miranda, D. B. de, Campos, P. H. F., Machado, A. F., & Ornelas, Érica dos R. (2011). Percepção de mulheres acerca do exame colpocitológico. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.24

Edição

Seção

Artigos Originais