Formação de residentes multiprofissionais em saúde: limites e contribuições para a integração ensino-serviço

Autores

  • Amanda Lemos Mello Universidade Federal de Santa Maria
  • Marlene Gomes Terra Universidade Federal de Santa Maria
  • Elisabeta Albertina Nietsche Universidade Federal de Santa Maria
  • Daiana Foggiato Siqueira Universidade Federal de Santa Maria
  • Janaina Lunardi Canabarro Universidade Federal de Santa Maria
  • Cristiane Trivisiol Arnemann Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2567

Palavras-chave:

Saúde pública, Prática profissional, Pesquisa qualitativa, Internato não médico, Capacitação Profissional, Serviços de Integração Docente-Assistencial.

Resumo

Objetivo: analisar os limites e contribuições na formação dos residentes multiprofissionais em saúde para a integração ensino-serviço. Método: pesquisa qualitativa, realizada com 13 docentes vinculados a um Programa de Residência Multiprofissional em Saúde, os quais participaram do estudo por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados mediante análise temática de Minayo e os princípios éticos foram respeitados. Resultados: a formação dos residentes é permeada por limitações envolvendo a falta de trabalhadores nos serviços de saúde que contemplem todos os núcleos profissionais propostos pelo Programa e o estranhamento do papel dos residentes ao serem integrantes provisórios das equipes de saúde. Para tanto, a valorização das atividades realizadas a partir da inserção dos residentes tem contribuído para a atenção à saúde e para os serviços de saúde. Conclusão: salienta-se, como contribuição, a discussão da temática de formação profissional, tendo em vista a importância de refletir sobre as transformações das práticas em saúde na perspectiva multiprofissional e de acordo com as necessidades locorregionais.

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Biografia do Autor

Amanda Lemos Mello, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Mestra em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria

Marlene Gomes Terra, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria.

Elisabeta Albertina Nietsche, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente Titular do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria.

Daiana Foggiato Siqueira, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Mestra em Enfermagem. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria

Janaina Lunardi Canabarro, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Mestra em Enfermagem.

Cristiane Trivisiol Arnemann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Enfermeira. Mestra em Enfermagem. Doutora em Enfermagem

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Publicado

2018-07-30

Como Citar

Mello, A. L., Terra, M. G., Nietsche, E. A., Siqueira, D. F., Canabarro, J. L., & Arnemann, C. T. (2018). Formação de residentes multiprofissionais em saúde: limites e contribuições para a integração ensino-serviço. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 8. https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2567

Edição

Seção

Artigos Originais