Árvore de decisão para o diagnóstico de enfermagem falta de adesão em pessoas vivendo com AIDS

Autores

  • Vinicius Lino de Souza Neto Universidade Federal do Rio Grande do Norte -UFRN
  • Richardson Augusto Rosendo da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte -UFRN
  • Igor Alves da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte -UFRN
  • Renan Ribeiro Barbosa Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte -UFRN
  • Francisca Simone da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN
  • Rogéria Moreira de Abrantes Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2609

Palavras-chave:

Terapia antirretroviral de alta atividade, Síndrome da imunodeficiência adquirida, Aderência à medicamentação.

Resumo

Objetivo: elaborar uma árvore de decisão para formular o diagnóstico de enfermagem “falta de adesão e ansiedade em pessoas vivendo com AIDS”. Método: estudo transversal, com abordagem quantitativa, realizado em hospital referência no tratamento de doenças infectocontagiosas no Nordeste do Brasil. A população estudada consistiu em pacientes com AIDS, hospitalizados na unidade hospitalar. A elaboração dos diagnósticos foi processual, realizada simultaneamente com a coleta de dados, buscando identificar as características definidoras e fatores relacionados/de risco de acordo com NANDA-I. Para o tratamento dos dados coletados, os instrumentos foram numerados e as variáveis codificadas e inseridas num banco de dados. Para análise do grau de concordância, o índice Kappa foi escolhido. Resultados: identificaram-se os principais diagnósticos de enfermagem, como a falta de adesão, que estava presente em 100% dos participantes, com índice de concordância superior a 80%. O estudo identificou as principais características definidoras e fatores relacionados/associados ao diagnóstico. Das respectivas características definidoras e fatores relacionados, a árvore de decisão foi elaborada. Conclusão: o modelo de decisão do diagnóstico falta de adesão apresentou as características determinantes, falta de comportamento de adesão e fatores relacionados, conhecimento insuficiente sobre o regime terapêutico e esquema de tratamento complexo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Lino de Souza Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte -UFRN

Enfermeiro. Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Professor Substituto do Curso de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRN. Membro do Grupo de Pesquisa sobre Assistência e Práticas Epidemiológicas em Saúde e Enfermagem da UFRN.

Richardson Augusto Rosendo da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte -UFRN

Enfermeiro. Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Professor do Curso de Pós-Graduação em Enfermagem e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (Mestrado e Doutorado) na UFRN. Vice-líder do Grupo de Pesquisa sobre Assistência e Práticas Epidemiológicas em Saúde e Enfermagem da UFRN.

Igor Alves da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte -UFRN

Enfermeiro. Membro do Grupo de Pesquisa em Assistência e Práticas Epidemiológicas em Saúde e Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Renan Ribeiro Barbosa Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte -UFRN

Enfermeiro. Membro do Grupo de Pesquisa em Assistência e Práticas Epidemiológicas em Saúde e Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.

Francisca Simone da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN

Enfermeira. Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Ciências da Saúde/ Enfermagem baseada em evidência.

Rogéria Moreira de Abrantes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN

Enfermeira. Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal da Paraiba (2010), Bacharelado em Enfermagem pela Faculdade Santa Maria Enfermeira do SAMU metropolitano do Rio Grande do Norte. Ciências da Saúde/ Enfermagem baseada em evidência.

Downloads

Publicado

2018-07-16

Como Citar

Neto, V. L. de S., Silva, R. A. R. da, Silva, I. A. da, Alves, R. R. B., Silva, F. S. da, & Abrantes, R. M. de. (2018). Árvore de decisão para o diagnóstico de enfermagem falta de adesão em pessoas vivendo com AIDS. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 8. https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2609

Edição

Seção

Artigos Originais