O enfermeiro como elemento motivador na educação profissional em enfermagem

Autores

  • Paula Werson Almeida Prefeitura Santana de Parnaíba
  • Lucia Tobase escola de Enfermagem USP

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.27

Palavras-chave:

Motivação

Resumo

A educação emerge como o grande trunfo, ao possibilitar o desenvolvimento contínuo de pessoas e de sociedades, favorecendo o conhecimento, a autonomia e o discernimento dos sujeitos, no processo educativo. Propomos uma reflexão sobre o papel do enfermeiro como elemento motivador na educação profissional em enfermagem, centrando duas necessidades apresentadas por Maslow, como eixos norteadores nesse processo reflexivo. Consideramos que os educadores devem percorrer o processo pedagógico de forma crítica, reflexiva, possibilitando o encontro entre as percepções os atores, repercutindo em melhor qualidade da formação e atuação de ambos, na busca pela transformação da realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Werson Almeida, Prefeitura Santana de Parnaíba

Enfermeira. Especialista em Dermatologia em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo. Especializanda do Curso de Formação Docente em Educação Profissional Técnica na Área da Saúde. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Lucia Tobase, escola de Enfermagem USP

Mestre em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Tutora no Curso de Formação Docente em Educação Profissional Técnica na Área da Saúde. Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca. Fundação Oswaldo Cruz. Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2011-06-06

Como Citar

Almeida, P. W., & Tobase, L. (2011). O enfermeiro como elemento motivador na educação profissional em enfermagem. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.27

Edição

Seção

Reflexão Teórica