Atividade educativa para mães de bebês prematuros como suporte para o cuidado

Autores

  • Bruna Maria Bugs Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
  • Claudia Silveira Viera Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
  • Rosa Maria Rodrigues Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
  • Solange de Fátima Reis Conterno Universidade Estadual do Oeste do Paraná.
  • Núbia Toniazzo dos Santos Hospital Universitário do Oeste do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2725

Palavras-chave:

Educação em saúde, Mães, Recém-nascido prematuro, Treinamento por simulação.

Resumo

Objetivos: descrever o processo de elaboração e desenvolvimento metodológico de atividade educativa realizada junto às mães de prematuros hospitalizados e avaliar o grau de conhecimento materno sobre cuidados com o prematuro antes e após a atividade educativa. Métodos: estudo metodológico de proposta de atividade educativa sistematizada, avaliada por meio de pré e pós-teste com mães de prematuros hospitalizados. Resultados: 17 mães participaram do estudo, com idade prevalente de 30 a 35 anos. Em sua maioria, possuíam de 5 a 9 anos de estudos, eram casadas ou viviam em união estável. No pré-teste, as mães acertaram, em média, 80% das questões e, ao término das atividades, acertaram, em média, 93%. De modo geral, as participantes disseram que a atividade educativa foi importante para solucionar dúvidas e aumentar a confiança materna ao cuidar dos filhos prematuros. Conclusão: as atividades educativas realizadas mostraram ser uma tecnologia leve em saúde para melhorar o conhecimento e o empoderamento materno nos cuidados dos filhos pré-termo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Maria Bugs, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Enfermeira. Mestre em Biociências e Saúde.

Claudia Silveira Viera, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Enfermeira. Doutora em Saúde Pública. Professora Associada na Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Rosa Maria Rodrigues, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Enfermeira. Doutora em Educação. Professora Associada na Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Solange de Fátima Reis Conterno, Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Pedagoga. Doutora em Educação. Professora Adjunta na Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Núbia Toniazzo dos Santos, Hospital Universitário do Oeste do Paraná.

Enfermeira no Hospital Universitário do Oeste do Paraná da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Downloads

Publicado

2018-09-10

Como Citar

Bugs, B. M., Viera, C. S., Rodrigues, R. M., Conterno, S. de F. R., & Santos, N. T. dos. (2018). Atividade educativa para mães de bebês prematuros como suporte para o cuidado. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 8. https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2725

Edição

Seção

Artigos Originais