Qualidade da assistência obstétrica relacionada ao parto por via vaginal: estudo transversal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2907

Palavras-chave:

Parto humanizado, Qualidade da assistência à saúde, Enfermagem obstétrica, Saúde da mulher, Recém-nascido.

Resumo

Objetivo: Identificar a qualidade da assistência durante o parto normal, segundo escore Bologna. A necessidade de avaliação da qualidade da assistência obstétrica visa atender às recomendações da Organização Mundial da Saúde e às diretrizes nacionais de assistência ao parto normal. Método: Trata-se de um estudo descritivo, de abordagem quantitativa, com delineamento transversal, realizado em um hospital. Participaram do estudo 82 puérperas internadas no Alojamento Conjunto. Para a coleta de dados foi adotada a técnica da entrevista semiestruturada e análise de prontuários. Para a análise dos dados foi utilizado o programa SPSS versão 20.0 e realizada a análise estatística pelo escore de Bologna. Resultados: As maiores frequências identificadas apresentaram pontuação 3 e 4, caracterizando a qualidade da assistência durante o parto normal do referido hospital como de média qualidade. Baixo índice de resultados iguais a 0 ou 1 que reportam ao esforço institucional em prol da melhora da assistência. Conclusão: Apesar dos achados positivos relacionados à garantia do direito ao acompanhante, utilização do partograma e predomínio da prática do contato pele a pele entre a mãe e o recém-nascido, há necessidade de a instituição adotar estratégias que visem a melhora da qualidade assistencial obstétrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rejane Sousa Romão, Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU)

Bacharel e Licenciada em Enfermagem pela Universidade Federal de Uberlândia. Residente em Saúde da Criança na Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Marceila de Andrade Fuzissaki, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Patrícia Santos Prudêncio, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP)

Efigênia Aparecida Maciel de Freitas, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP). Professora Adjunta na Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

Romão, R. S., Fuzissaki, M. de A., Prudêncio, P. S., & de Freitas, E. A. M. (2018). Qualidade da assistência obstétrica relacionada ao parto por via vaginal: estudo transversal. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 8. https://doi.org/10.19175/recom.v8i0.2907

Edição

Seção

Artigos Originais