Violência escolar: uma percepção da causa na visão do profissional não docente
Resumo
Trata-se de um estudo qualitativo cujo objetivo é analisar os significados que a violência assume bem como as formas como manifesta sua causa a partir de depoimentos de funcionários de uma escola pública de um município mineiro. No que tange as causas os entrevistados inferiram a relação com o professor; família; ausência/desconhecimento de motivos; conflito gerado fora do ambiente escolar como possíveis preditores do fenômeno. Debruçada na protagonização que dispõe a violência escolar, a abordagem dispôs, em sua maioria, à condição social do indivíduo. Conclui-se que a violência tem origem multifatorial, mas que a escola constitui fonte privilegiada de mediação da violência visto que é neste ambiente que se revela a dissonância no sistema remetendo a reprodução de desigualdades. Sua missão de ser democrática e inclusiva não é acompanha pela demanda social, assim, o que se evidencia é uma ambiente de segregação e exclusão ao outro.
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.297
ISSN: 2236-6091
DOI:10.19175