Punção de vasos e paleta cromática: subsídio para pesquisa e prática clínica de enfermeiros

Autores

  • Cristina Arreguy Sena Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Paula Krempser Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Raquel Nogueira Avelar Silva Universidae Federal de Juiz de fora
  • Deliane Vilela Oliveira Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.309

Palavras-chave:

Enfermagem, Comunicação, Percepção de cores, Pesquisa em enfermagem clínica, Pesquisa metodológica em Enfermagem, Vasos sanguíneos.

Resumo

Pesquisa de validação de uma paleta cromática que objetivou avaliar sua utilização em pesquisa e prática clínica de Enfermeiros na coleta de dados e avaliação das punções periféricas vasculares. Foram 999 punções acompanhadas diariamente em crianças, adultos e idosos em setores clínicos, cirúrgicos, pediátricos e de pronto atendimento em intervalos inferiores a 24 horas. A teoria comunicacional de Charles Morris subsidiou a criação da paleta, sendo as tonalidades de pele e as manifestações de traumas vasculares os critérios para a seleção das cores. Ela possui 72 cores distintas, compatíveis com a captação de equimose, hematomas, eritemas, hipocromias, hiperpigmentações e cianose. O impresso foi plastificado para manuseio em usuários distintos. Ela constitui um instrumento auxiliar para identificar precocemente trauma vascular decorrente da punção de vasos periféricos e permite documentar as manifestações de alterações na coloração da pele periorifício do cateter, suas adjacências ou nas áreas coincidentes com o trajeto do vaso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Arreguy Sena, Universidade Federal de Juiz de Fora

Enfermeira, Doutora e Professora Associada da Faculdade de Enfermagem da UFJF, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.

Paula Krempser, Universidade Federal de Juiz de Fora

Enfermeira, mestranda do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu, Mestrado em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da UFJF, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.

Raquel Nogueira Avelar Silva, Universidae Federal de Juiz de fora

Enfermeira, Mestre em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da UFJF,juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.

Deliane Vilela Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora

Enfermeira, mestranda do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu, Mestrado em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da UFJF, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.

Downloads

Publicado

2013-06-05

Como Citar

Sena, C. A., Krempser, P., Avelar Silva, R. N., & Oliveira, D. V. (2013). Punção de vasos e paleta cromática: subsídio para pesquisa e prática clínica de enfermeiros. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.309

Edição

Seção

Artigos Originais