Aleitamento materno na perspectiva de mães adolescentes: contribuições para atenção primária à saúde

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.3118

Palavras-chave:

Adolescente, Gravidez na adolescência, Aleitamento materno, Família, Pessoal de saúde.

Resumo

Objetivo: Compreender, a partir dos relatos das mães adolescentes, os sentimentos, o apoio recebido e suas dificuldades na prática do Aleitamento Materno. Método: Estudo qualitativo de abordagem interpretativa, desenvolvido através de entrevistas semiestruturadas. As participantes do estudo foram 12 mães adolescentes com filhos em idade de 2 a 12 meses. Resultados: As entrevistadas discorrem que, em meio a reações (de responsabilização, preconceito, autoestima melhorada, restrição social e vínculo mãe-bebê), receberam algum apoio na amamentação e reconhecem sua importância. Porém, relataram ainda muitas dificuldades. Isso demonstra que, na verdade, o apoio ofertado ainda é muito incipiente. Os discursos decorrem, não apenas, das dificuldades inerentes das mães adolescentes, mas também do reflexo da falta de apoio e acompanhamento adequados, principalmente dos profissionais de saúde, no processo de amamentação, destacando sua condição de mãe adolescente. Conclusão: Percebe-se a necessidade de orientação e apoio adequados dos profissionais de saúde e da família da adolescente. Portanto, é necessário um acompanhamento que deve ser iniciado no pré-natal e desenvolvido ao longo do tempo de forma contínua, dinâmica, processual e interativa, favorecendo também a autonomia e corresponsabilização dos envolvidos, principalmente dos profissionais da atenção primária à saúde no que diz respeito à adolescência e ao aleitamento materno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angela Mendes Taveira, Universidade Federal de São João Del Rei

Graduação em Enfermagem. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de São João Del Rei.

Alisson Araújo, Universidade Federal de São João Del Rei

Graduação em Enfermagem. Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto da Universidade Federal de São João Del Rei.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

Taveira, A. M., & Araújo, A. (2019). Aleitamento materno na perspectiva de mães adolescentes: contribuições para atenção primária à saúde. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 9. https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.3118

Edição

Seção

Artigos Originais