Características das ações de educação em saúde para adolescentes

Autores

  • Thaís Thaler Souza UFMG
  • Adriano Marçal Pimenta UFMG

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.314

Palavras-chave:

Educação em saúde

Resumo

Este estudo objetivou caracterizar as ações desenvolvidas no âmbito de educação em saúde para adolescentes. Para isso foi realizada uma busca de publicações sobre o tema nas bases de dados BVS, LILACS e SCIELO, tendo como descritores: adolescentes/ adolescent, promoção em saúde/ health promotion e educação em saúde/ health education. A amostra foi composta por 15 artigos, dos quais foram analisadas as variáveis: escolha do tema das oficinas, associação com a escola, quantidade de alunos, faixa etária, número de oficinas, duração e a metodologia. A escolha do tema sexualidade prevaleceu (n = 13); todos relataram alguma parceria, em sua maioria com a escola (n = 11); foi encontrada uma mediana de 15 jovens; a maioria dos artigos selecionou uma faixa etária específica (n = 12); houve uma média de 7 oficinas por grupo; a variação de tempo foi  de 2 horas e 35 minutos; a maioria optou pela análise qualitativa (n = 8) com abordagem do tipo pesquisa-ação (n = 5);  e metodologia freireana e lúdica. Através deste estudo foi possível identificar características comuns entre as ações de educação em saúde para adolescentes que, ao serem divulgadas, podem auxiliar na elaboração e execução de outras atividades educativas com o público-alvo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Thaler Souza, UFMG

Discente do curso de Terapia Ocupacional da UFMG

Adriano Marçal Pimenta, UFMG

Doutor em Enfermagem, Professor adjunto II do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais (EEUFMG).

Downloads

Publicado

2013-06-05

Como Citar

Souza, T. T., & Pimenta, A. M. (2013). Características das ações de educação em saúde para adolescentes. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.314

Edição

Seção

Revisão Integrativa/Sistemática de Literatura