Oficinas como estratégia de ensino-aprendizagem: relato de experiência de docentes de enfermagem

Autores

  • Elaine Cristina Rodrigues Gesteira UFSJ
  • Elaine Cristina Dias Franco UFSJ
  • Elen Soraia de Menezes Cabral UFSJ
  • Patrícia Pinto braga UFSJ
  • Virgínia Junqueira Oliveira UFSJ

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.33

Palavras-chave:

ensino, enfermagem materno-infantil, enfermagem pediátrica

Resumo

Ao conduzir os alunos para o cuidado de enfermagem, notamos que os mesmos sentem-se inseguros para realizar a assistência à mulher e a criança, pois, emergem temores relacionados não somente a realização das ações de enfermagem, como também, ao desafio de articular teoria e prática. Assim este estudo objetivou relatar a experiência docente na utilização de oficinas como estratégia de ensino para a unidade curricular - prática de integração ensino serviço e comunidade (PIESC) norteada pela teoria da aprendizagem Vygotskiana.  Através das oficinas e da observação participante junto aos acadêmicos do curso de enfermagem, o estudo comportou dois movimentos, primeiro: oficina integradora, onde levantamos as dificuldades de articulação teórico-prática vivenciadas no cuidado à saúde da mulher e da criança, no segundo momento, através da oficina pedagógica, orientamos os discentes a pesquisarem os casos clínicos vivenciados na prática, com posterior apresentação e debate com a finalidade de amenizar as dificuldades teórico-práticas. Na avaliação final das oficinas, verificamos uma maior autonomia e interesse do grupo discente pela saúde materno-infantil e pediátrica e uma formação crítico-reflexiva sobre o processo de cuidar em enfermagem na perspectiva da integralidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Cristina Rodrigues Gesteira, UFSJ

Enfermeira Pediátrica. Mestre em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP.

Professora Assistente na área de Saúde da Criança e do Adolescente da Universidade Federal de São João Del Rei-CCO

Elaine Cristina Dias Franco, UFSJ

Enfermeira.Mestre na área de promoção à saúde pela Universidade de Franca -UNIFRAN.

Professora Assistente na área de Administração em Enfermagem da Universidade Federal de São João Del Rei-CCO

Elen Soraia de Menezes Cabral, UFSJ

Enfermeira.Mestre na área de Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG

Professora Assistente na área de Saúde da Criança e do Adolescente da  Universidade Federal de São João Del Rei-CCO

Patrícia Pinto braga, UFSJ

Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG

Professora Assistente na área de Saúde da Criança e do Adolescente da  Universidade Federal de São João Del Rei-CCO

Virgínia Junqueira Oliveira, UFSJ

Enfermeira Obstétrica.Mestre na área de Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais-UFMG

Professora Assistente na área de Saúde da Mulher da Universidade Federal de São João Del Rei-CCO

Downloads

Publicado

2012-07-13

Como Citar

Gesteira, E. C. R., Franco, E. C. D., Cabral, E. S. de M., braga, P. P., & Oliveira, V. J. (2012). Oficinas como estratégia de ensino-aprendizagem: relato de experiência de docentes de enfermagem. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro. https://doi.org/10.19175/recom.v0i0.33

Edição

Seção

Relato de Experiência/Atualidade/Inovação Tecnológica