Prevalência clínica-epidemiológica dos pacientes cirúrgicos de varizes em membros inferiores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.3322

Palavras-chave:

Descritores, Trombose, Procedimentos cirúrgicos Vasculares, Indicadores (estatística), Epidemiologia, Enfermagem baseada em evidências, Insuficiência venosa.

Resumo

Objetivo: investigar a prevalência clínica-epidemiológica dos pacientes submetidos à cirurgia de varizes dos membros inferiores. Método: estudo prospectivo e transversal. Aplicou-se um questionário de qualidade de vida semiestruturado adaptado do Venous Insufficiency Epidemiological and Economic Study previamente à cirurgia e após 40 dias da cirurgia. Utilizou-se Teste de Qui-quadrado de Pearson para o valor esperado >5 e teste exato de Fisher para o valor <5. Significância quando p<0,005. Resultados: 75,8% das mulheres havia veias perfurantes antes da cirurgia e, 66 % delas permaneciam com veias varicosas após a cirurgia. 80% dos homens não apresentavam limitações no trabalho e, 61,7% das mulheres não havia limitações em casa e no trabalho no pós-cirúrgico. Uma prevalência de 72% dos participantes que havia trombose venosa profunda foi associada á hipertensão arterial e ao diabetes (p<0,05). Conclusão: Os resultados apontaram para a necessidade de uma vigilância epidemiológica sistemática e ativa dos pacientes que permanecem com veias varicosas no pós-cirúrgico e com risco de desenvolverem trombose venosa profunda e de eventos adversos físicos e psicológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thabata Coaglio Lucas, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Minas Gerais, Brasil

Enfermeira.Doutora em Engenharia Mecânica/Bioengenharia pela Universidade Federal de Minas Gerais.Professora do Departamento de Enfermagem da Universidade dos Vales do jequitinhonha e Mucuri.Diamantina,MG,Brasil.

Frederico Pelli Seabra, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Médico. Cirurgião vascular. Professor do Departamento de Medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Diamantina,MG,Brasil.

Laura Petronilha Santos, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Enfermeira.Egressa da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina,MG,Brasil.

Ezequiel de Souza Almeida, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Discente do Curso de Medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, MG, Brasil.

Lucas Souza e Costa, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Discente do Curso de Medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, MG, Brasil.

Ana Paula Rodrigues, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Doutora em Farmácia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.Professora Associada do Departamento de Farmácia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina,MG,Brasil

Downloads

Publicado

2019-12-24

Como Citar

Lucas, T. C., Seabra, F. P., Santos, L. P., Almeida, E. de S., Costa, L. S. e, & Rodrigues, A. P. (2019). Prevalência clínica-epidemiológica dos pacientes cirúrgicos de varizes em membros inferiores. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 9. https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.3322

Edição

Seção

Artigos Originais