Promoção do aleitamento materno: práticas de médicos e enfermeiros da atenção primária à saúde

Autores

  • Rosane Meire Munhak Silva Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Sebastião Caldeira Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Ana Paula Contiero Toninato Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Andréa Ferreira Ouchi França Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Rosangela Aparecida Ferrari Pimenta Universidade Estadual de Londrina
  • Adriana Zilly Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.3335

Palavras-chave:

Aleitamento materno, Promoção da saúde, Médicos, Enfermeiros, Atenção Primária à Saúde.

Resumo

Objetivo: Apreender o conhecimento e práticas de médicos e enfermeiros para promover o aleitamento materno, após a implementação da Rede Mãe Paranaense. Método: Pesquisa qualitativa, com análise baseada na Fenomenologia Social. Realizaram entrevistas com 35 médicos e 27 enfermeiros atuantes no serviço de atenção primária. Resultados: Os profissionais possuem pouco conhecimento sobre a adesão do aleitamento materno em seus municípios. Suas ações foram pontuais, ocorrendo em algum momento específico do pré-natal, puerpério ou puericultura, sendo realizadas orientações individuais ou palestras. Entretanto, os profissionais esperam que a promoção do aleitamento materno possa reduzir a mortalidade infantil. Considerações finais: O desconhecimento da baixa adesão e a fragmentação das práticas, para promover o aleitamento materno, fragilizam o planejamento de ações integrais para transformar os indicadores de saúde infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosane Meire Munhak Silva, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduada em Enfermagem. Doutoranda em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Docente na Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Sebastião Caldeira, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduado em Enfermagem. Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo. Docente na Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Ana Paula Contiero Toninato, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduada em Enfermagem. Doutoranda em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Andréa Ferreira Ouchi França, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduada em Enfermagem. Doutoranda em Enfermagem em Saúde Pública pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo. Docente na Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Rosangela Aparecida Ferrari Pimenta, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Enfermagem. Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo .Docente na Universidade Estadual de Londrina.

Adriana Zilly, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduada em Ciências Biológicas. Doutora em Ciências pela Universidade Estadual de Maringá. Docente na Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Downloads

Publicado

2019-12-24

Como Citar

Silva, R. M. M., Caldeira, S., Toninato, A. P. C., França, A. F. O., Pimenta, R. A. F., & Zilly, A. (2019). Promoção do aleitamento materno: práticas de médicos e enfermeiros da atenção primária à saúde. Revista De Enfermagem Do Centro-Oeste Mineiro, 9. https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.3335

Edição

Seção

Artigos Originais